
Proibição de caminhões pesados na serra é descumprida
A Portaria 408/2024 da Polícia Rodoviária Federal do Rio, baixada em novembro, ampliou o horário de restrição ao tráfego de caminhões com três eixos ou mais na subida da Serra de Petrópolis. Às sextas e vésperas de feriados, o tráfego passou a ser proibido das 14h às 22h e, aos sábados, das 8h às 14h. Veículos de emergência e serviços públicos estão isentos, evidentemente. O descumprimento acarreta multas. Mas, a regra não é cumprida. Sábado, às 13h30, havia engarrafamento em vários pontos, todos ocasionados por veículos de grande porte.
Tráfego livre
É preciso deixar claro que muitos motoristas conscientes estavam com os caminhões parados aguardando o horário de liberação antes da praça de pedágio. Mais de uma centena. Porém, um leitor da coluna que subiu a Serra contou mais de 10 veículos de grande porte atravancando a pista, entre eles uma bitrem com sete eixos. Caminhões-cegonha foram dois. Imensos.
Anota aí
Não basta ter a portaria. Se não fiscalizar e multar não adianta a tinta no papel.

Né?
Na época em que era vereador, Hingo Hammes abriu uma investigação sobre o Natal Imperial de 2023, custo de R$ 2,9 milhões, pela iluminação e decoração que teve itens que não ficaram prontos a tempo como a árvore da Praça da Liberdade, que inaugurou três dias antes do Natal. A meta era ver se pagou integralmente por um serviço que não ficou pronto como o combinado. Agora que é prefeito, Hingo podia pegar esse processinho de pagamento e nos matar a curiosidade.
Muito pouca comemoração
Petrópolis celebra pouco suas conquistas. Um dos exemplos é o laboratório temático de Computação Quântica e Inteligência Artificial, inaugurado na sexta pela Faeterj, no Quitandinha. O hub é uma parceria entre Faeterj, Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e prefeituras de Petrópolis, Niterói e Macaé, além da IBM. Vai ser usado por alunos e professores da Faeterj Petrópolis e pesquisadores da região, um espaço de aprendizado e experimentação. A meta é a criação de projetos com potencial para impactar o país e o mercado global. E se ateve a uma solenidade. Gente, era para parar a cidade uma semana e só falar disso.
A causa
Em Secretário não se fala em outra coisa: o surgimento de cobras nos quintais e até dentro da casa das pessoas. Já houve cinco acidentes com picada do animal somente este ano e rola abaixo-assinado pedindo que o soro antiofídico seja disponibilizado no próprio distrito. Agora, a gente fica pensando: desmatamento na região para construção de mais e mais condomínios, além das queimadas, não estariam motivando essa migração das cobras para a área urbana? Não seria uma função da Secretaria de Meio Ambiente investigar a causa?
Golpe antigo
A Prefeitura lançou no final de semana um alerta de golpe sobre um homem que, usando uma camiseta da Comdep, pede dinheiro nas casas. Mais velho que andar pra frente. Perto do Natal é insuportável a quantidade de gente com camisetas da Comdep passando pra pegar a caixinha.

Bagunça ainda não acabou
Longe de a gente implicar, mas sexta-feira, na operação Praça do Bem, a Prefeitura nos contou que apreendeu oito motos por irregularidades como estacionamento em local proibido. Mas gente… O que queremos é a apreensão as motos com escapamento adulterado pra dar um grau. Essa que é a nossa curtição.
Ué?
Também ficamos sabendo que na sexta-feira, a Guarda Civil fez um patrulhamento com o Grupamento de Operações com Cães no Terminal Centro, no Bosque do Imperador e na Rua Marechal Deodoro. Com o auxílio dos cães farejadores, foram encontradas trouxinhas de maconha, triturador e seda, cápsulas de cocaína e pedra de crack. Mas e os donos?
Contagem II
Petrópolis está há 1 ano e 314 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br