• Programação pelo Dia do Colono Alemão inclui visita ao canteiro de obras do Palácio de Cristal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/06/2022 18:55
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Nesta quarta-feira (29), é comemorado o Dia do Colono Alemão, o feriado em Petrópolis terá uma manhã de cerimônias para homenagear os primeiros alemães que chegaram na cidade. A programação começa às 9h com homenagem aos descendentes no Obelisco, Praça Princesa Isabel, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, e termina com uma visita ao Palácio de Cristal, que ainda está fechado devido às obras. 

    O culto ecumênico que tradicionalmente é celebrado no Palácio de Cristal, neste ano, será na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Montecaseros. A celebração seria na Casa da Educação, mas acabou sendo transferida para o novo endereço. 

    Ao pé do Obelisco, o prefeito vai abrir as comemorações às 9 horas, ao lado da presidente do Clube 29 de Junho, Juliana Hannickel. A celebração, para a qual é esperada uma representação diplomática da Alemanha, terá deposição de coroa de flores ao som da banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada e homenagem a dois descendentes dos alemães chegados a Petrópolis no século XIX – Oscar Paulo Gross Braun, de 86 anos, e Pedro Rodolpho Emmel, 87 anos.

    As homenagens do Dia do Colono Alemão prosseguem na Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara, às 10 horas, com deposição de flores no monumento a Júlio Frederico Koeler, o major prussiano a quem o imperador Pedro II delegou a criação de Petrópolis, em 1843. Às 11 horas, um culto ecumênico vai congregar católicos e luteranos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 

    Essa é a primeira comemoração pelo Dia do Colono Alemão presencial, desde o início da pandemia. A Festa do Colono – a Bauernfest, neste ano, será realizada fora de época, em agosto, devido às duas tragédias que o município sofreu. 

    Últimas