Programação do Natal Imperial encanta petropolitanos e turistas
A programação de Natal em Petrópolis oferece atrações no Centro e em todos os distritos, garantindo diversão a toda população. No sábado (09), foram realizadas apresentações em Nogueira, Itaipava, São Sebastião, nas ruas Teresa e 16 de Março, além da programação do Sesc Quitandinha, que aconteceu durante todo o dia. No domingo os eventos continuaram em diferentes pontos da cidade.
“Nossa intenção com uma programação tão ampliada e variada é agradar a todos os tipos de público, entre turistas e moradores da cidade. É emocionante ver tantas pessoas prestigiando e apoiando o Natal Imperial, tão importante para o turismo e a cultura de Petrópolis”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.
Petrópolis, referência estadual no turismo, recebeu neste fim de semana visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, como o grupo acompanhado pela guia Priscila Fonseca. “Estou com um grupo de 12 pessoas, de vários locais diferentes. Adorei a receptividade da cidade e todos estão encantados pela decoração e pelas apresentações”, destacou Priscila.
No grupo acompanhado pela guia, estavam alemães, colombianos e argentinos, além de mineiros e brasilienses. Astrid Scholz, de Hamburgo, na Alemanha, fazia parte do grupo e gostou muito da Cidade Imperial. “Muito linda a cidade, adorei os eventos, a decoração e a organização. Se tiver a oportunidade, com certeza voltarei”, disse a alemã.
Natal Imperial levou música à Rua Teresa
A Rua Teresa contou com duas apresentações como parte do Natal Imperial no sábado (9). A primeira foi do Depoli Quarteto Jazz, que emocionou os presentes com seu repertório. Depois foi a vez do Coral de Petrópolis se apresentar, com clássicos da música e canções natalinas.
A iniciativa de levar música à rua foi aprovada por turistas e petropolitanos, que pararam suas compras para prestigiar os músicos. Foi o caso da carioca Sandra Maria, que veio passar o sábado em Petrópolis. “Adorei a cidade! Os preços na Rua Teresa estavam ótimos, e foi bem legal ter música tão boa sendo apresentada enquanto fazia as compras. Parei para curtir o show do quarteto, que é muito talentoso. Gostei de tudo, a população é muito educada e a cidade é lindíssima”, declarou Sandra.
Empresária e moradora do Cremerie, Márcia Proença frisou a importância em incentivar o turismo na cidade. “Faço parte de um coral, e é lindo ver o destaque que o segmento recebeu este ano, principalmente agora, com o Natal Imperial. Estou muito feliz por ver que em 2017 a cidade voltou a se dedicar ao seu potencial turístico, pois tudo estava muito parado, o que é muito triste para um lugar como Petrópolis. Movimentar a cidade e atrair turistas é uma forma muito válida e impulsionar a economia local”, declarou Márcia.
“Amo corais, e foi uma surpresa incrível a apresentação na Rua Teresa estar acontecendo enquanto estou aqui. Fascinante a ideia de levar música a locais públicos”, disse a carioca Clara de Barros, que veio às compras na Rua Teresa neste sábado.
Programação natalina do Sesc Quitandinha aconteceu ao longo de todo o dia
Parceiro do Natal Imperial, o Sesc Quitandinha, que abriu sua programação na última sexta, contou com opções para todos os gostos no sábado. Ao longo de todo o dia, foram realizadas oficinas, contação de histórias, apresentações musicais, entre outras atrações.
O presépio, parte da exposição “A Magia de Compartilhar Esperança”, tocou o coração de visitantes e organizadores da campanha. “Estou muito emocionada em ver a exposição pronta, pois vi o projeto no papel e nunca imaginei que ficaria tudo tão lindo. É incrível ver a materialização de sonhos”, destaca a diretora da Fecomércio Maria Helena Quiarato.
A visitante Claudete de Araújo, de São Gonçalo, veio prestigiar o Natal Imperial e se apaixonou pelo presépio. “Gostei muito das oficinas realizadas, todas muito interessantes. Estou apaixonada pelo presépio. Estão todos de parabéns”, disse Claudete.
Para o idealizador e criador da exposição, o artista cearense Raimundo Rodriguez, o reconhecimento do público é a melhor parte do trabalho. “Ver as pessoas emocionadas e gostando do meu trabalho é a maior recompensa que poderia receber”, disse. “A troca de confiança entre a organização e os artistas é de extrema importância para o sucesso da exposição e da campanha, como um todo”, completa Raimundo.
A criançada não ficou de fora da programação, que contou com inúmeras oficinas, exibição do filme “Origem dos Guardiões” e contação de histórias. A oficina Pequeno Gourmet foi sucesso entre o público infantil. Segundo a carioca Maria da Penha, que veio à Petrópolis com o marido e seus filhos, de 2 e 7 anos, a atenção dada às crianças foi muito importante. “As crianças estão adorando! Muito legal vê-los tão felizes. É muito importante uma programação que agrade todos os públicos, então estou bem satisfeita. Viemos conhecer a cidade e me encantei com tudo desde a hora em que cheguei”, declara Maria.
No Parque de Exposições de Itaipava, se apresenta a Banda Marcial Dragões do Império, às 11h, no portão de entrada do parque. Na programação do Sesc, que começou às 9h e termina às 19h, o destaque é o Concerto 1000 vozes. Que aconteceu no Teatro Mecanizado do Hotel Quitandinha.
A programação completa do Natal Imperial segue até o dia 06.01, e pode ser acessada no site https://www.natalimperialpetropolis.com.br.