• Programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida ganha prêmio internacional

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2021 11:31
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Em ação há pouco mais de dois anos, a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida foi premiada nesta quinta-feira, dia 2, pela Organização das Regiões Unidas/Fórum de Governos Regionais e Associações Globais de Regiões (ORU Fogar) em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O programa preventivo de enfrentamento à violência contra a mulher, implementado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, recebeu o prêmio na categoria “Boas Práticas Regionais”.

    O anúncio das iniciativas premiadas foi realizado em cerimônia virtual da sede da ORU Fogar, em Barcelona. Todas as instituições contempladas receberam um certificado com a identificação de cada projeto de gestão regional.

    Instituído pela primeira vez em 2016, o prêmio das duas instituições globais foi criado para selecionar, a cada ano, os cinco melhores projetos executados por administrações públicas regionais em todos os continentes. As ações premiadas devem contemplar itens previstos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No ODS 5, que trata da igualdade de gênero, está inserido o enfrentamento à violência contra mulher.

    Ao longo das cinco edições anteriores, os projetos premiados foram apresentados por instituições de todas as regiões do mundo, atuando em diferentes áreas do desenvolvimento sustentável: além de igualdade de gênero, educação, desenvolvimento no mundo rural, luta contra a pobreza, preservação ambiental, participação cidadã, entre outros.

    Mais de 92 mil atendimentos realizados pelo programa

    Na formulação da inscrição para o prêmio deste ano, enviada no início de 2021, a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da Polícia Militar encaminhou um histórico e um resumo sobre o programa PMP-GV, concebido para enfrentar a violência contra mulher, uma das modalidades criminais que mais demandam acionamento de viaturas pelo Serviço 190.

    Do seu lançamento, em 5 de agosto de 2019, até meados de novembro de 2021, as 45 equipes especializadas da PMP-GV realizaram 92.201 atendimentos a mulheres em situação de violência doméstica em todo o estado – destes, 84.764 se trataram de fiscalizações de medidas protetivas.

    Neste período, a PMP-GV já atendeu 31.112 mulheres em todo o estado, dentre as quais mais de 80% possuíam medidas protetivas deferidas pela Justiça e que aceitaram o acompanhamento regular das equipes. Foram efetuadas 382 prisões, a maioria de agressores que desrespeitaram essas mesmas medidas protetivas.

    Em parceria com outras instituições públicas, empresas privadas e entidades da sociedade civil, foram realizadas 4.930 ações sociais, como distribuição de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, roupas e outros donativos. As equipes do PMP-GV realizaram 1.051 palestras para os públicos interno e externo.

    O programa conta com forte apoio institucional, integração com diferentes órgãos da rede de atendimento à mulher, além de parcerias importantes, como o convênio com Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.

    Últimas