• Programa Ondas da Cultura exibe trabalhos de artistas no YouTube

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/02/2021 14:19
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Os 80 projetos premiados pelo Ondas da Cultura, programa viabilizado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), estão sendo exibidos no YouTube. De segunda a sábado, sempre às 18h, estreia um novo vídeo da série. Lançado no ano passado, o edital Ondas da Cultura premiou com um total de R$ 200 mil trabalhos artísticos inéditos, captados em formato de vídeo por profissionais dos segmentos de artes cênicas, música e dança.

    A cantora e compositora Maria Pérola, de 26 anos, viu no projeto cultural uma forma de voltar a atuar no cenário durante a pandemia da Covid-19. Ela é pernambucana, de Jaboatão dos Guararapes, e cantava em bares e casas culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2020, decidiu se mudar de vez para o Rio.  Logo depois, em março, a pandemia mudou os rumos da artista e de milhões de pessoas no Brasil. Maria Pérola, que tem um trabalho autoral que mescla música e poesia, precisou se reinventar e oferecer um conteúdo totalmente virtual ao seu público.

    “Tenho focado em trabalhar totalmente num contexto virtual, participando de festivais on-line, gravando meus shows com os equipamentos que tenho em casa e disponibilizando ao público de forma remota. Foi uma honra ter participado do Ondas da Cultura. O importante do projeto é que ele promove um intercâmbio cultural, e o trabalho acaba chegando direto na casa das pessoas, pela internet, que se tornou ainda mais importante durante a pandemia. Para mim, foi um processo construtivo e criativo, porque a gente tem que se adaptar a um novo normal”, ressaltou a cantora.

    Foram feitas cerca de 300 inscrições para o Ondas da Cultura, e os 80 vídeos de performances artísticas selecionados formam uma vitrine da riqueza e da variedade cultural do Rio de Janeiro.

    “Quando veio a pandemia, a Funarj não parou um momento de pensar como poderia, e deveria, ajudar a reativar a economia do setor cultural. Logo no início, criamos o projeto Ondas da Cultura, e o Governo do Estado liberou recursos para que pudéssemos lançar o edital. Dessa forma, foi possível estimular a atividade cultural do estado e proporcionar à população o acesso ao trabalho desses artistas”, destacou o presidente da Funarj, José Roberto Gifford.

    As estreias continuam até abril, e os trabalhos estão disponibilizados no canal da Funarj no YouTube:

     https://www.youtube.com/channel/UCOFPMscFDF3Dqss09EmKMnw/videos?app=desktop

    Últimas