• Programa gratuito de Residência em TIC Software do Serratec está com inscrições abertas até 8 de janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Residência em TIC do Serratec é um programa de qualificação que já formou mais de 1000 pessoas em um mercado que sobram vagas e faltam profissionais qualificados

    19/12/2023 18:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio. São 148 vagas que se destinam a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. O programa é gratuito e as inscrições vão até 8 de janeiro de 2024 e devem ser feitas através do site do Serratec (clique aqui).

    Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos até julho de 2024. Pessoas com diversidades funcionais (com deficiência e/ou neuro diversas), pessoas pretas, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade. As aulas online e ao vivo começam em março e vão até julho, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.

    Os alunos selecionados vão compor a nona turma qualificada pelo Serratec e as vagas para o programa são bastante concorridas – no ciclo que termina em dezembro deste ano, foram 1.357  inscritos. Essa corrida para o mercado de tecnologia se explica por vários fatores. Um dos motivos é a transformação dos negócios, cada vez mais voltados para o digital, que traz em si uma carência por trabalhadores no mercado de tecnologia.

    Por sua vez, os jovens do século XXI são em sua maioria apaixonados pelo universo tech. O setor é um dos que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil. Outro motivo da grande concorrência é a oportunidade que o Programa de Residência em TIC do Serratec oferece para pessoas que não tem acesso facilitado para se qualificar e entrar no mercado de trabalho.

    São cinco anos de Programa, 1000 pessoas já qualificadas (até dezembro de 2023) e o índice de contratação imediata supera os 50%. Cicilia Paraquett, coordenadora da Residência em TIC Software, destaca a emoção em coordenar o projeto e ver a transformação de pessoas e empresas da Região Serrana do Rio.

    “É gratificante! Difícil achar outra palavra para descrever o privilégio de poder coordenar o Programa, que transforma vidas, mas não apenas dos residentes, mas das famílias. A integração entre a iniciativa privada, poder público, instituições de ensino e pesquisa são fundamentais, mas o diferencial está em não focar apenas no conhecimento técnico, mas também garantir o desenvolvimento das soft skills, ter as pessoas no centro do processo de aprendizagem e manter um olhar para a Comunidade Serratec.Dev”, ressalta. 

    O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

    Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

    Últimas