• Profissão Artista: mostra coletiva será aberta nesta sexta-feira, no Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/09/2019 09:37

    A galeria Van Dijk e o Espaço Alternativo do Centro de Cultura Raul de Leoni abrem, nesta sexta-feira (13.09), a exposição “Profissão Artista”, que reúne obras de dezenove artistas da cidade. A mostra é um dos projetos selecionados no edital lançado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) para receber financiamento do Fundo Municipal de Cultura. A exposição, que será aberta com um coquetel às 19h, fica até o dia 26 de outubro.

    “Tivemos 20 projetos culturais selecionados no edital e a exposição é um deles. Todos de muita qualidade e que vão ajudar a fomentar a cultura em diversos segmentos. Além disso, assim como esse, muitos projetos acontecem no Centro de Cultura Raul de Leoni e ajudam a movimentar esse tão importante equipamento do município”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

    Esta é a quarta edição da exposição Profissão Artista. A coletiva tem curadoria de Pedro Varela, produção de Diana Iliescu e Natalia Azevedo, e conta com trabalhos dos artistas: Bia Penna, Cal Guimarães, Camilo Moreira, Cesare Migliari, Cipriano, Claudio Copello, Daniela Vitta, Dennis Cross, Denise Campinho, Fernanda Lago, Gardenia Lago, Graça Pimentel, Isabela Bentes, Jarbas Paullous, Lucia Lage, Paulo Mendes Faria, Pedro Vizzini, Rosa Paranhos e Sonia Xavier.

    “Um dos maiores estímulos para os artistas participantes é a oportunidade de mostrar que a nossa cidade conta com uma produção artística de qualidade e que pode exibir para moradores e visitantes o vigor de suas criações. A exposição quer mostrar que desenvolver uma produção cultural, educacional e social é fazer da arte um despertar para questões sociais e coletivas, afetivas e profissionais, direcionando de forma construtiva as habilidades artísticas e o pensamento contemporâneo”, frisa Natalia Azevedo.

    Segundo os artistas da mostra, no “mundo distópico atual, a arte tem a vocação de apresentar questões, convidar a uma pausa, uma reflexão, como mecanismo para a criação de novas soluções. E é no jogo das formas e dos imaginários combinados que Profissão Artista vem proporcionar ao público o deleite visual e plástico de percorrer as galerias – não só em seus interstícios, mas principalmente dentro de uma expressividade compartilhada por dezenove artistas e pelo olhar de um curador”.

    Serviço:

    Exposição PROFISSÃO ARTISTA 2019

    De 13 de setembro a 26 de outubro de 2019

    De segunda a sábado, das 10h às 17h

    Entrada Gratuita

    Classificação Indicativa: Livre

    Local: Centro de Cultura Raul de Leoni

    Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro

    https://www.facebook.com/profissaoartista/

    Últimas