Professores da rede municipal farão o segundo curso de Capacitação em Proteção e Defesa Civil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/05/2016 16:50

    Os professores da rede municipal terão, em julho e agosto, a oportunidade de participar do 2º Curso de Capacitação para Professores em Proteção e Defesa Civil. O curso é à distância, pela internet, com carga horária de 25 horas, e é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Educação. O objetivo é capacitar os professores sobre prevenção de desastres das chuvas, para que eles possam trabalhar esses conceitos em sala de aula junto aos alunos. Assim, as crianças e os adolescentes de Petrópolis poderão multiplicar esse conhecimento em casa, deixando Petrópolis cada vez mais segura em relação às fortes chuvas do verão.

    A presença da Defesa Civil em sala de aula foi regulamentada em 2014, com o decreto 622, do prefeito Rubens Bomtempo, que incluiu no currículo escolar da rede municipal a temática da prevenção de desastres naturais. Desde então, os professores vêm passando por uma série de capacitações para que possam trabalhar os conceitos da Defesa Civil junto aos alunos.

    “A inclusão da Defesa Civil no currículo escolar é uma medida de longo prazo para a prevenção de desastres das chuvas. É o adulto de amanhã que está aprendendo desde cedo o valor da prevenção, a importância de fazer a sua parte para deixar Petrópolis mais segura. É uma aposta que estamos fazendo, dentro da questão da Defesa Civil, na educação, no cidadão”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

    As inscrições serão abertas na próxima semana, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Quem concluir o curso receberá certificado da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Educação.

    “É importante que os nossos professores aproveitem essa oportunidade de realizar esse curso, de forma gratuita, para ajudar ainda mais a transformar a nossa cidade para melhor. No curso, os professores aprenderão noções básicas de Defesa Civil, sobre o que fazer antes, durante e depois de fortes chuvas, por exemplo. São os professores os que têm a maior capacidade de sensibilizar as nossas crianças e os nossos adolescentes, para que eles aprendam desde cedo o que fazer para deixar nossa casa, nossa comunidade e nossa cidade mais seguras”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

    Esse curso online é o segundo promovido pela Prefeitura – o primeiro foi em 2015. Além dessa capacitação à distância, a Defesa Civil deu início neste mês à capacitação presencial de professores e funcionários de mais de 100 unidades de ensino do município. Os participantes estão divididos em seis polos, em reuniões mensais.

    Últimas