• Professoras da rede pública ganham bolsa de estudos para curso de inglês nos EUA

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  • 22/08/2019 14:35

    Duas professoras da rede pública de ensino em Petrópolis participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Língua Inglesa nos EUA – PDPI. O curso de aprimoramento é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com duração de seis semanas, na Georgia State University, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. 

    As professoras da língua inglesa Carla Viviane e Adriana Foster foram as únicas petropolitanas entre os 77 profissionais classificados no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, foram ofertadas 486 bolsas para professores da rede pública de todo o Brasil. 

    Professora há 10 anos na rede pública, Adriana trabalha no Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, na Estrada da Saudade. “Participar desse programa sempre foi um sonho pra mim. Mas eu só tive oportunidade depois que me tornei professora exclusivamente do ensino municipal”. Ela conta que já tinha tentado ingressar no programa em uma outra edição, mas como também dava aulas na rede de ensino particular, não pôde participar. 

    “A experiência foi incrível e inesquecível, que nos agregou muito. Embora seja um curso específico para professores brasileiros, em cima de metodologias, vimos atividades que podemos fazer com alunos da rede pública. Foi muito interessante participar da vida acadêmica americana”, disse. O aprendizado, segundo a professora, já está sendo aplicado aos alunos aqui. 

    As petropolitanas retornaram ao Brasil, na última semana. Não se conheciam, e só ficaram sabendo da proximidade em relação a cidade uma semana antes da viagem. Carla é professora da rede pública desde 2011. Trabalha atualmente na rede estadual, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), na Avenida Ipiranga. Este foi o primeiro programa deste tipo que participou. “Para nós, que somos professores de inglês, é muito difícil encontrar programas desse tipo. Nós temos pouco recurso, investe-se pouco até porque tem muitas outras áreas que são dadas preferência”.

    No programa, os professores puderam participaram das três modalidades oferecidas – Desenvolvimento de metodologias e Aprimoramento intermediário I e II-  de acordo com a classificação. Carla contou que o foco não era apenas trabalhar a língua inglesa, mas também aprimorar técnicas de aprendizagem e metodologias de ensino. Tiveram oportunidade de aprender sobre a cultura americana. “Na questão cultural, tivemos a oportunidade de nos envolver nos mínimos detalhes, coisas que você nunca saberia em livros. Essa vivência é muito enriquecedora”, completou Adriana.

    O número de bolsas foi divido entre todos os estados. A princípio, seriam 20 vagas por estado, divididas nas modalidades. Mas como alguns estados tiveram vagas remanescentes, estas foram remanejadas para os estados que tinham maior demanda, como o Rio de Janeiro. 

    “O que fica para gente é a esperança de que o programa continue, que tenha outras edições para que outros colegas e profissionais tenham a mesma oportunidade que tivemos. Que com certeza foi um marco. Para nós que participamos do curso, sempre vai ter um antes e um depois desse curso em Atlanta”, completa a professora Carla.

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