• Professora petropolitana realiza exposição de pinturas em porcelana no Palácio de Cristal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes | Foto: Divulgação

    A professora petropolitana Marielsa Mazzeu, junto de suas 41 alunas – algumas delas ao seu lado há mais de duas décadas –, realiza neste mês uma nova edição da exposição de pintura em porcelana no Palácio de Cristal, no Centro Histórico de Petrópolis. O evento, com entrada gratuita, acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, apresentando ao público peças pintadas à mão pelas participantes do Atelier Pintar por Pintar. A grande novidade deste ano é o Concurso do Vaso Mais Bonito, no qual os visitantes poderão eleger a sua peça favorita entre mais de 35 opções. 

    Natural de Petrópolis, Marielsa começou na pintura sob orientação de Lourdes Souza e, ao longo dos anos, tornou-se uma referência na cidade. “A porcelana nos brinda com uma grande variedade de técnicas diferentes, e é isso que mais me fascina nessa arte. Do clássico ao moderno, podemos usar toda nossa criatividade. E é essa diversidade que mostramos em nossas exposições”, ressalta.

    Além de celebrar a produção artística local, a mostra também traz à tona os desafios técnicos da arte em porcelana. Isso porque cada peça precisa passar por uma queima a cerca de 820°C para fixação da tinta, um processo que, segundo Marielsa, pode ser imprevisível. “O forno é nosso grande aliado, mas também pode ser imprevisível. Às vezes, uma peça não resiste ou o resultado da queima não sai como esperado”, explica.

    A mostra ficará disponível durante os três dias do evento – 8, 9 e 10 de novembro – das 9h às 17h, no Palácio de Cristal (R. Alfredo Pachá, s/n – Centro).

    Últimas