Professor petropolitano cria projeto de educação financeira gratuito para adolescentes
“Adultos endividados geralmente foram adolescentes que não tiveram educação financeira”, explica o professor e contator petropolitano Fernando Figueiredo. A educação financeira dificilmente é tratada ainda na infância e adolescência, a falta de informação somado a hábitos ruins de consumo, pode transformar qualquer pessoa em um adulto gastão e endividado. Com o objetivo de passar conhecimento e ensinar a estes adolescentes conceitos básicos de economia, Fernando decidiu montar um curso online para auxiliar jovens a administrar melhor suas primeiras finanças.
O curso é direcionado para adolescentes com idades entre 13 e 17 anos, oferecido de forma gratuita e online, por meio da plataforma Zoom. “Não tenho nenhum interesse político e financeiro com esse projeto, nem agora e nem no futuro. Como ex-professor universitário, entendo que esse projeto pode agregar para a formação desses adolescentes, levando conhecimentos para o restante de suas vidas”, disse o professor.
As aulas acontecem de 15 em 15 dias, às sextas-feiras, às 20h. O link é disponibilizado na página do Fernando no Facebook, onde também tem um grupo para trocar informações e tirar dúvidas. Nos encontros, os adolescentes vão conhecer conceitos de economia, orçamento familiar, controle de gastos, consumo, níveis de endividamento, sobre siglas e termos básicos usados no mercado financeiro.
Fernando é contador, formado pela Universidade Católica de Petrópolis, tem Pós-Graduação em Controladoria (UNESA) e em Desenvolvimento Econômico e Social (UFRJ), MBA em Finanças (IBMEC) e mestrado em Ciências Contábeis (UERJ). “A ideia é dividir conhecimento. Lecionei por muitos anos nos níveis fundamental, médio até superior, e hoje mantenho projetos paralelos de ensino. Mas acho de extrema importância a educação financeira para adolescentes”, disse.
O próximo encontro vai acontecer no dia 09 de outubro, às 20h. Mais informações podem ser obtidas no grupo no Facebook.