Professor de anatomia ilustra aulas com pintores e escritores
O conhecimento da anatomia humana serviu de base para a criação de telas e esculturas famosas, ao longo dos séculos. Por isso, é crescente o uso das imagens dessas obras de arte para ilustrar aulas de Medicina. Na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), o responsável pela disciplina de Anatomia, Henrique Vasconcellos, é um entusiasta da ideia.
“Sempre gostei de anatomia, desde os tempos de monitor. Também tenho admiração profunda pelos pintores clássicos. Como apreciador de arte, vi que existia muito material para aulas ali, e que estava claro que os pintores tinham algum conhecimento prévio de anatomia para compor os quadros. Vi outros professores escrevendo sobre o tema e segui em frente, procurando associar imagens das telas e da literatura nas aulas”, conta o professor.
Com textos publicados no Brasil e no exterior, ele cita Velásquez, Rembrandt e Van Gogh entre pintores clássicos e impressionistas que retratavam bem o corpo humano. O professor também gosta de pescar na literatura exemplos para ilustrar aulas de anatomia. "Trabalho muito com textos de Flaubert; Victor Hugo, como 'Os miseráveis'; e Érico Veríssimo, como 'O tempo e o vento'; que, ao escreverem sobre batalhas e mutilações, demonstravam ter um bom conhecimento de anatomia", explica.
Além das artes plásticas e das letras, Henrique Vasconcellos também busca para as aulas exemplos na religião, incluindo os relatos do apóstolo Lucas e de religiosos médicos, como Cosme e Damião. Com o acervo e a experiência no tema, o professor tem sido convidado pelos colegas da FMP/Fase para falar em outras salas de aula. "Participei recentemente de aulas sobre história da medicina, história das mamas e das diabetes, para motivar os alunos com as imagens", diz o professor, que nas horas vagas gosta de escrever um pouco de ficção mas lamenta não ter intimidade com os pincéis. "Uso a criatividade nos artigos e nas aulas."