• Produção rural de Petrópolis é destaque na 30ª Expo Agropecuária

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/05/2019 15:55

    Com cerca de 800 produtores rurais no município, uma das vocações de Petrópolis também está na agricultura. E parte do que é produzido em cinco comunidades do município – Caxambú, Bonfim, Brejal, Taquaril e Jacó – poderá ser visto por quem passar pela 30ª Expo Agropecuária. O evento, que acontece a partir desta quarta-feira (1º) e vai até domingo (5), no Parque Municipal, em Itaipava, vai contar com o Galpão do Produtor Rural, com a participação de cerca de 30 produtores, além de um Café da Roça, com as delícias da culinária típica da roça, informações sobre o setor e sobre o turismo ecorural na cidade.

    Serão cinco dias com exposições e venda de mudas e plantas, hortaliças, frutas, legumes, entre outros produtos frescos vindos das comunidades rurais da cidade. Além disso, o público também vai poder conhecer melhor o que é produzido no agronegócio familiar, como geléias e compotas, biscoitos, doces, entre outros, além do artesanato.

    A ideia do Galpão do Produtor Rural é levar uma pequena amostra do que é produzido por cinco associações rurais de Petrópolis. Nos últimos anos, o setor vem sendo cada vez mais valorizado na cidade. Para a produtora Luciana Coelho resgatar essa tradição na Expo Agropecuária fortalece as comunidades rurais. “Estou bem animada para a festa. Eu faço doces artesanais com o que planto no Bonfim. As pessoas gostam muito”, frisa ela.

    Este ano, uma novidade deverá deixar o público com água na boca: o Café da Roça. O estande terá o melhor da gastronomia rural, incluindo produtos que são vendidos nas festas rurais da cidade, como a Festa do Aipim, por exemplo. “Serão produtos feitos na roça de Petrópolis. As pessoas vão poder tomar um café e comer pães, doces, geléias, bolo de aipim, feitos pelos produtores”, destaca o diretor do Departamento de Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento, José Maurício Soares.

    Na parte agropecuária, a Expo Petrópolis vai contar com duas exposições de cavalos, de duas raças. A Expo Campolina Itaipava 2019 acontece entre os dias 02 e 04 de maio e terá julgamentos de morfologia (que verificam a beleza do animal) e andamento. E a Expo Pampa 2019, que está em sua quinta edição na Cidade Imperial, acontece entre os dias 03 e 05, e vai contar com julgamentos de marcha e provas de morfologia, além de provas esportivas, chamadas no meio de “funcionais”. Os eventos de cavalos movimentam a festa, trazem visitantes e aquecem a economia. Juntas, as duas exposições terão 220 animais. Atualmente, Petrópolis conta com 768 estabelecimentos agropecuários.

    Últimas