• Procon-SP notificou a Ford sobre problemas no câmbio PowerShift

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/01/2016 12:00

    Após receber reclamações de consumidores, a Fundação Procon-SP, órgão do governo do Estado de São Paulo, notificou a Ford Motor Company Brasil sobre problemas no câmbio PowerShift, dos modelos New Fiesta, Focus (incluindo FastBack e Titanium) e EcoSport. A notificação foi recebida pela montadora em 26 de novembro do ano passado, e a resposta protocolada no Procon-SP em 18 de dezembro, reconhecendo que existem falhas no sistema PowerShift e que informará os clientes por carta comum ou mala direta, para realizar reparos necessários sem custos e estender a garantia de três para cinco anos dos veículos que apresentarem o problema.

    O defeito foi identificado após centenas de reclamações de consumidores nas redes sociais, em matérias na imprensa e, também, registradas no Procon-SP. Ainda segundo informações do mercado, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus

     

    Problema relatado

    O PowerShift é um câmbio automatizado de dupla embreagem com transmissão de seis velocidades que tem apresentado falhas em três diferentes modelos da marca. Segundo relatos dos consumidores o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema. O PowerShift integra modelos da marca fabricados em 2013 e 2014. Essas falhas, ainda segundo os consumidores, levam a trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, problemas entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder. Com relatos de perda de força, especialmente em aclives, e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas. Outros relatos informam superaquecimento do câmbio.


    Reposta da Ford

    Em resposta protocolada no Procon-SP, a montadora reconhece o problema e afirma que realizará os reparos nos veículos envolvidos – sem custos para o consumidor – e, também, estender a garantia de três para cinco anos, ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. A Ford indicou em sua resposta ao Procon-SP que oferecerá a extensão da garantia contratual exclusivamente para os veículos Ford New Fiesta e Ford EcoSport 2013 e 2014 e Ford Focus 2014, equipados com o sistema PowerShift de seis velocidades. 


    Últimas