Procon realiza ações para evitar fraudes nas ofertas da Black Friday
As ações de preparação para a Black Friday, realizadas pelo Procon Petrópolis, seguiram nesta terça (21.11) com uma equipe do órgão visitando a todas as lojas de departamento localizadas no Centro Histórico. Foram levantando preços de todos os produtos de alto fluxo, para garantir que os descontos anunciados são verídicos e facilitar a vida do consumidor. A ação foi acompanhada pelo vereador Jamil Sabrá. Na quarta seguirão as atividades, com visitas a lojas de operadoras de celular e de produtos diversos.
“Estas ações vêm para concretizar o compromisso do Procon Petrópolis com a população, para que não existam problemas na hora de ir às compras nesta Black Friday. Como é uma época de muitos descontos, muitas vezes o consumidor se vê lesado por alguma oferta mal explicada pelas lojas, sejam elas virtuais ou físicas. Nosso trabalho também é instruir os comerciantes, que possuem deveres quanto ao oferecimento de descontos”, destaca Bernardo Sabrá, coordenador do Procon Petrópolis.
A equipe do órgão municipal vem levantando preços desde a última semana, que serão usados para montar uma cartilha específica para a Black Friday. Os atendentes foram capacitados sobre o assunto, se preparando para esclarecer dúvidas do consumidor, e será realizada na quinta-feira, véspera da Black Friday, um atendimento itinerante no Calçadão do Cenip, onde será distribuído material instrutivo sobre a data.
Confira algumas dicas do Procon para realizar suas compras durante a Black Friday sem dores de cabeça:
– Verificar os preços cobrados antes do “grande dia”;
– Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas;
– Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc)
– Ler a política de privacidade da loja virtual.
Outra dica importante para quem realizará suas compras em lojas virtuais é procurar o selo de qualidade “Black Friday Legal”, criado em 2013 com o objetivo de criar um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante o período, sempre muito movimentado. O carimbo de confiabilidade é oferecido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e assegura a veracidade das ofertas. As lojas virtuais interessadas em adquirir o selo têm até esta quarta-feira (22.11) para fazer suas inscrições.
A sede do Procon fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, e a unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Para realizar os atendimentos os usuários podem utilizar, ainda, o serviço de mensagem da página Procon Petrópolis, os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os telefones da unidade em Itaipava: 2222-1418 / 7448 e 7337, ou WhatsApp Denúncia no número 98857-5837. O atendimento pelo site pode ser acessado pelo link http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/index.php/fale-conosco.