• Procon Petrópolis inicia Operação Black Friday 2019

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/11/2019 17:23

    As equipes de fiscalização do Procon Petrópolis iniciaram nesta sexta-feira as ações para terceira Operação Black Friday no município, que este ano acontece no dia 29. Os agentes começaram a fazer um levantamento nas lojas virtuais e físicas, dos preços dos produtos mais vendidos durante a Black Friday. O órgão fará ações de conscientização com cartilhas informativas e visitas nos estabelecimentos,lembrando a importância das regras que regem o Código de Defesa do Consumidor. A fiscalização do órgão estará atenta para impedir cobranças extorsivas e evitar falsas propagandas no comércio da cidade.

    O levantamento inicial dos produtos foi realizado em 10 estabelecimentos entre físicos e virtuais,catalogando mercadorias de modelos e marcas diferentes como: celular, televisão, tablete, fogão, geladeira e ventilador. O órgão criou um acervo de fotos e dados dos preços e produtos de cada loja pesquisada, assim facilitará a apuração de denúncias que são decorrentes durante a semana do Black Friday. O Procon fiscaliza o cumprimento da lei 8.078 no artigo 37, que dispõe sobre propaganda enganosa utilizada para induzir o consumidor a erro.

    “O Procon Petrópolis é pioneiro na ação de prevenção das fraudes do Black Friday. Vamos disponibilizar a lista dos sites não confiáveis, além de da cartilha informativa para compras online. Com os dados levantados, podemos apurar com mais precisão as denúncias e na semana que antecede o Black Friday vamos fazer outro levantamento de preços. Assim vamos evitar fraudes e desconfiança do consumidor”, destacou o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    A orientação do Procon é que durante suas compras o consumidor fique alerta quanto a possíveis fraudes. Por gerar grande fluxo de pessoas nas lojas sejam elas físicas ou online, a população deve ficar de olho em alguns pontos como a reputação de loja que vai comprar, a forma de pagamento escolhida, monitorar os preços para evitar ser enganado, preços muito inferiores do praticado no mercado, entre outros.

    Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

     

     

     

    Últimas