O Procon Petrópolis está prestando auxílio a consumidores que possam ter sido vítimas do falso anúncio de um show do cantor Roberto Carlos. Golpistas chegaram a cobrar até R$ 890 por uma suposta apresentação do “Rei” no Palácio de Cristal. A partir disso, o órgão de defesa do consumidor se colocou à disposição para ajudar quem quiser fazer boletim de ocorrência online.
A orientação é que, quem foi lesado, busque o máximo de informações que possam servir de provas, como print da tela do site e os contatos e propagandas. “A gente orienta e também pode ajudar a fazer o boletim de ocorrência online lá no Procon”, afirmou o coordenador do Procon, Fafá Badia.
Em casos de pagamento por cartão de crédito, o cliente pode tentar cancelar junto à instituição financeira. Caso não consiga, também pode procurar a autarquia, já que há a obrigação legal de cessar a cobrança, segundo o Procon.
Um dos pontos que ajudou a confusão é que a agenda oficial de Roberto Carlos traz um show em um Palácio de Cristal, só que na cidade de Uberlândia (MG). O cantor também fez um show restrito a convidados, no Sesc Quitandinha, na última quinta-feira (11).
Quem se aproveitou dessas coincidências para fazer o falso anúncio e vender os ingressos falsos, pode responder por estelionato.
“Além dos crimes de relação de consumo, temos também estelionato. Então, se essa pessoa ou grupo, por acaso, for preso, pode responder por estelionato também, além das multas, sanções e encaminhamento ao Judiciário para fins de ressarcimento”, explicou Badia.
O Procon Petrópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e fica localizado na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, no Centro (na Praça Visconde de Mauá – Praça da Águia).
A sede em Itaipava funciona das 10h às 16h, na Estrada União e Indústria, nº 10800, no Centro da Cidadania.