• Procon orienta sobre Black Friday: compras online já são responsáveis por 80% das reclamações junto ao órgão

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  • 21/11/2021 16:29
    Por Jussara Madeira

    Com previsão de crescimento de 32% do e-commerce este ano, cresce também o número de reclamações junto aos órgãos de proteção ao consumidor. Em Petrópolis, as compras online já são responsáveis por 80% das queixas. Com a proximidade da Black Friday, o consumidor precisa ficar atento para não ter um sábado de arrependimento.

    Na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, acontece mais uma edição da Black Friday, onde consumidores saem em busca de descontos em produtos e serviços dos mais diferentes gêneros. Com o crescimento do e-commerce, deve ser por esta modalidade que boa parte das pessoas vão tentar garantir aquele desconto no preço do produto desejado.

    No entanto, é preciso se atentar para não se arrepender depois. Segundo o coordenador do Procon Petrópolis, Fafá Badia, em meses com datas especiais que movimentam o comércio, como a Black Friday, o aumento do número de reclamações junto ao órgão é 30% e até 40% maior. Veja, a seguir, as dicas para ir as compras, pela internet ou presencialmente, sem se arrepender depois:

    • Nas compras em lojas “físicas”, evite comprar por impulso. Afinal de contas, você está atrás de descontos específicos em determinados produtos.
    • Acompanhe os preços “agora”, antes do início das promoções. Anote e compare no dia para saber se realmente o preço baixou.
    • Lembre-se que o fato de haver desconto não anula ou diminui os seus direitos como consumidor! Trocas e garantias devem ser consideradas.
    • As informações ao consumidor, como preço e políticas de troca devem estar visíveis e claras no interior da loja.
    • Utilize, se possível, sites ou aplicativos de busca e pesquisa, hoje disponíveis na internet, como o Zoom, Busca-pé, entre outros.
    • Nas compras online, é preciso pesquisar se o site é real e se a empresa tem CNPJ. Faça essa pesquisa junto a outros sites como o da Receita Federal, do Procon Brasil e do Reclame Aqui.
    • Desconfie se o site não possui endereço físico, pois isso é obrigação legal.
    • Ao imprimir um boleto ou digitar um código de barras (inclusive para pagamento via Pix), verifique o beneficiário e veja se ele é o mesmo que está vendendo o produto/serviço.
    • Lembre-se que você possui o chamado “direito de arrependimento”, em todas as compras feitas fora do estabelecimento físico. Segundo o Código de Proteção ao Consumidor, o comprador tem 7 dias para desistir da compra, independente de defeito ou não. Esse prazo se inicia no momento em que o produto chega às mãos do consumidor e, caso haja a devolução, as despesas de correios/transporte são de responsabilidade do fornecedor.
    • Por fim, lembre-se em imprimir e/ou salvar todos os seus passos na internet.

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