Procon ganha nova sede com estrutura mais ampla
Foi inaugurada ontem, na Rua Moreira da Fonseca, próximo à Câmara Municipal, a nova sede do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Petrópolis. O órgão, que passou a funcionar no casarão da antiga Secretaria de Esportes e Lazer do município, agora está de cara nova, com estrutura mais ampla e novos estagiários para agilizar o atendimento aos consumidores.
A nova sede foi apenas mais uma conquista do Procon, que tem se tornado cada vez mais atuante. De acordo com o coordenador Jorge Francis Vidart Badia, a mudança torna o Procon mais próximo da população. “Lá na Rua da Imperatriz estávamos perto do Centro, mas não o tanto quanto gostaríamos. O prédio ficava meio escondido, lá atrás, e com isso muita gente deixava de solicitar atendimento. Agora, com a nova sede estamos esperando uma participação maior da população, porque estamos pertinho, a menos de 500 metros da rua Dezesseis de Março e no coração da cidade”, explicou.
Atualmente o Serviço de Proteção ao Consumidor da cidade recebe cerca de 90 denúncias contra empresas, lojas e operadoras de telefonia todos os dias. E 90% dessas reclamações são solucionadas no mesmo dia. Com a nova sede e a contratação dos novos 30 estagiários de Direito, firmada num convênio entre a prefeitura e a Universidade Católica (UCP), o Procon promete ampliar seus trabalhos que atualmente são feitos por apenas quatro estagiários, um fiscal e um supervisor. Os novos membros serão alocados de segunda a sexta-feira. “Serão seis estagiários por dia, para o atendimento direto. Além disso, faremos várias operações voltadas para a educação, como conferir e pesquisar preços e visitar os supermercados. Tudo isso sempre com a supervisão de um fiscal e do coordenador. Será muito bom tanto para os estudantes e para o Procon quanto para os consumidores, que vão contar com um apoio maior do nosso serviço”, explicou Francis.
Badia contou também que nos próximos dois meses o Procon pretende adquirir um veículo próprio, para marcar presença também nos distritos da cidade. “Queremos estar nos distritos e até naqueles bairros e localidades mais distantes, onde o consumidor é prejudicado e não tem tempo de vir ao Centro para fazer sua denúncia. Vamos fazer de tudo para melhorar cada vez mais o nosso atendimento, tanto na qualidade quanto na eficiência”, completou Badia.
Nos últimos 12 meses, o Procon emitiu pelo menos 18 notificações e lavrou oito autos de infração com multa. O caso mais recente foi o do supermercado Extra da rua Paulo Barbosa, que foi multado e corre o risco de ter o alvará cassado.
A nova sede do Procon ficará aberta de segunda a sexta-feira das 12h30 às 18h, em frente à Secretaria de Educação, na Rua Moreira da Fonseca, nº 33, no Centro.