• Procon flagra venda de carne estragada no Extra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/03/2017 09:45

    Uma ação de fiscalização da Vigilância Sanitária e do Procon/Petrópolis, realizada ontem  em supermercados da cidade, resultou no descarte de 178,3 quilos de carne e frango impróprios para o consumo. O problema foi registrado no supermercado Extra da Rua Paulo Barbosa, onde os alimentos foram encontrados com embalagens rompidas, além de estarem em temperaturas superiores às recomendadas para a conservação dos produtos. Hambúrgueres congelados, por exemplo, estavam em uma ilha de refrigeração cujos termômetros marcavam 30ºC no momento da inspeção. 

    Os fiscais encontraram no supermercado frango e cortes, almôndegas, sanduíches prontos de hambúrguer, pão de queijo, kibe, quiche, bacon e carne moída com características de recongelamento e embalagens violadas. Ilhas de congelamento estavam com estoque de produtos operando acima da capacidade. Nessas situações, os produtos armazenados podem representar sérios ricos à saúde do consumidor. 

    “O consumidor não pode, sob hipótese nenhuma, ser lesado. Por isso é importante ficar atento ao que estiver comprando e, em casos de irregularidades, denunciar o estabelecimento ao Procon. No caso deste supermercado, em que foram encontrados vários problemas, vamos notificá-los para que prestem esclarecimentos e apresentem a solução para o caso”, explica o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.

    a A ilha encontrada com produtos a 30ºC poderá ser utilizada desde que seja mantida ligada e obedeça às normas de utilização. Os responsáveis pelo estabelecimento foram convocados para comparecer ao órgão e estão sujeitos às sanções, conforme prevê a Lei Federal 6437/77, que rege os casos de infração referentes à Vigilância Sanitária. 

    O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destaca que as fiscalizações da vigilância sanitária passarão a ser constantes no município. “O serviço foi reestruturado com uma equipe técnica que garantirá o controle de qualidade de gêneros alimentícios. A Vigilância Sanitária deve garantir que os produtos não coloquem em risco a saúde dos consumidores”, destaca. 

    Vigilância Sanitária coleta amostra de carnes – Por orientação da Superintendência de Vigilância Sanitária do Rio, equipes do setor de Vigilância Sanitária de Petrópolis estiveram em supermercados do Centro nesta sexta-feira (24) recolhendo amostras de carnes para análise. Oito sacos de amostras foram encaminhados para um laboratório no Rio de Janeiro. Os produtos, coletados nos supermercados Extra e Rede Economia, foram recolhidos pelos técnicos e enviados em caixas térmicas, conforme orientação para a coleta de carnes cruas embaladas e comercializadas em mercados da região, solicitada por meio de diretriz estadual. 

    Foram enviadas pelo menos 500g de carne bovina, suína, embutidos e aves coletados no Extra e linguiça, coração, peito e coxa de frango, do Rede Economia. A informação sobre o prazo para análise não foi divulgada pelo Estado. 

    Nos produtos, serão feitas análises microbiológicas para verificar contaminação por micro-organismos, como a salmonela; de rotulagem, para verificar a composição do produto; e de microscopia, para detectar corpos estranhos no alimento. Também serão feitos exames sensorial, que verifica cor, textura e odor, e físico-químico, que aponta se há deterioração e alteração na cor.

    Após as análises, os produtos cujas amostras apresentarem resultados insatisfatórios terão os lotes retirados de circulação. O mesmo vai acontecer com alimentos que estiverem fora da validade e com temperatura inadequada, quando os técnicos estiverem no estabelecimento.

     

    Últimas