Procon fiscaliza comércio de peixes na cidade
A Operação Páscoa Legalfiscalizou na tarde de ontem atradicional Feira do Pescadoda Rua Souza Franco (Rua daFeira) e a parte de pescadosdo supermercado Extra, da ruaPaulo Barbosa. Não houve notificações,apenas orientaçãoquanto aos preços, os cuidadoscom o alimento e instruçõesquanto à qualidade. A operaçãofoi coordenada pela Secretariade Fazenda em parceria com oProcon Petrópolis. A feira funcionaráhoje das 6h às 13h.De acordo com o diretor defiscalização da secretaria, GustavoLeão, o motivo dos problemasnão terem sido encontradosforam as orientações feitas nasúltimas semanas. “A operaçãonão é restrita à feira dos pescadosfrescos, o Centro Histórico já foifiscalizado e fazemos essa visitaçãoanualmente para preservaro consumidor, o comerciantelocal que paga impostos e quercoibir o comércio irregular, além de organizar a feira apoiandoa Secretaria de Agricultura”,disse Gustavo, que ainda apontoucomo principais pontos decomércio irregular as ruas PauloBarbosa e Prudente Aguiar.Segundo o coordenador doProcon Petrópolis, Jorge FrancisBadia, foi verificada a qualidadedo pescado, a disposição do produtoe o preço. “Orientamos queos peixes expostos ao sol fossemcobertos, que os preços fossemcolocados à vista do consumidore escritos em embalagens deisopor, já que os comerciantesdizem que o papel desmancha.Nas bancas que têm a opção depagamento com cartão de créditoinstruímos que não pode haverdiferenciação no valor final damercadoria e que não pode sercobrada a taxa que pagam peloequipamento”, afirma.Enquanto uma compraera realizada, Jorge orientoua comerciante a lavar o peixecongelado, pois o consumidorpaga a mais pela quantidade degelo no produto. “Os pescadoscongelados não podem ser pesadoscom gelo e nesses casosdeve ser exigido que o produtoseja lavado. Conscientizamostambém os consumidoresquanto à qualidade da carne einformamos que o peixe frescodeve ter guelras vermelhas eolhos brilhantes”, aponta.No Extra, as orientaçõesforam quanto à falta de preçosperto das mercadorias e aindao modo de apresentação delasao consumidor. “O consumidordeve ser tratado com respeitoe a mercadoria com cuidado”,disse Jorge. O supermercadotambém não foi notificado.Durante a tarde, o movimentoera grande na feira e umpeixe que chamou a atenção foia sardinha, que no ano passadocustava R$ 7 o quilo e está sendovendida por R$ 10. Gustavocomentou que a alta varia de5% a 10%. A feira é específicapara produtos frescos e obacalhau pode ser encontradoapenas em supermercados.