• Procon encontra 11 quilos de alimentos impróprios para o consumo no Extra de Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/06/2019 15:20

    A loja do supermercado Extra em Itaipava foi atuada por vender produtos impróprios para consumo. O flagrante foi nesta terça-feira (25). No local, a equipe do Procon descartou 11 quilos de de alimentos vencidos, com a embalagem violada ou sem a identificação de validade. A equipe do órgão deflagrou a operação após denúncias sobre litros de leite comprados no estabelecimento que, abertos, pareciam conter grande quantidade de água. No local, a fiscalização constatou que o lote da marca em questão já havia sido retirado da área de venda ao cliente. 

    Leia também: Já está em vigor lei que proíbe distribuição e venda de sacolas plásticas comuns em mercados

    Os fiscais acabaram encontrando, no entanto, produtos com a validade vencida entre os dias 8 e 24 de junho. São pacotes de pães, queijos, iogurtes e salame, por exemplo. Já sem informações de validade a equipe encontro patê, queijos, pães e esfirra. Produtos como picolé, manteiga, sorvete, polvo, salsichão, linguiça, bife, entre outros estavam com as embalagens violadas. Os alimentos foram descartados pelo fiscal na presença de responsável pelo supermercado.

    "Tão logo recebemos a denúncia realizamos uma vistoria no local, mas o estabelecimento já havia sido informado sobre o problema com o lote e recolhido com os litros de leite. Desta forma, nossa equipe deu continuidade à fiscalização para verificar se havia outros problemas e descartou mais de 11kg de alimentos impróprios para consumo, sendo que quase 4kg já estavam com a validade vencida”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá. 

    A verificação de uma possível irregularidade foi possível graças à denúncia de pessoas que verificaram o problema com o leite e levaram o caso até o Procon. O órgão destaca a importância da denúncia, lembrando que ao apurar e constatar o problema, o Procon avalia o caso e toma as medidas cabíveis, que podem ser multas e até a suspensão do alvará do estabelecimento. 

    O Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual se baseia às ações do Procon, considera impróprios produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

    Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

    Últimas