• Procon e Fiscalização Sanitária condenam mercadorias no mercado Rede Economia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2018 09:45

    Alvo de denúncias, três agências bancárias, um hotel e um supermercado no Centro e uma lanchonete no Alto da Serra, foram fiscalizadas pelo Procon Petrópolis. A equipe compareceu aos locais para verificar informações de usuários a respeito de problemas constatados nesses estabelecimentos e que ferem o Código de Defesa do Consumidor. Apesar dos relatos, o único estabelecimento em que o órgão encontrou irregularidades, foi no supermercado Rede Economia, onde foram descartados 16 Kg de alimentos impróprio para consumo – seja por estar fora da área de congelamento ou com a data de validade vencida.

    A ação do supermercado foi realizada na última quinta-feira, em parceria com fiscais da Vigilância Sanitária. Entre os produtos descartados estão alho, creme de leite, sucos, geleias, doce de leite, lata de pêssego, além de embalagens de frango, pão de queijo e hambúrgueres. Os produtos foram descartados e o estabelecimento notificado. Durante a ação o Procon também realizou uma série de orientações aos responsáveis pelo local visando melhorar a qualidade no atendimento aos consumidores.

    “Voltamos a realizar às ações de fiscalizações no supermercado. Felizmente, nessa, o número de alimentos impróprio para consumo foi pouco. Isso já demonstra o respeito das instituições com o Procon e com a Vigilância e, também, o comprometimento com o cliente. Ainda assim vamos continuar realizando ações do tipo para garantir que nenhum consumidor seja prejudicado”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    As agências bancárias fiscalizadas – a do Santander, na Avenida Koeler, e as da Caixa Econômica, na Rua do Imperador) impunham aos clientes esperas por atendimento por mais de 15 minutos, limite estabelecido pela legislação. Os bancos em que são encontradas irregularidade são multados no valor de R$ 24.500,00, quantia que pode dobrar caso o fato se repita. Em todas elas o tempo estava sendo obedecido.

    No Alto da Serra, uma lanchonete foi denunciada por um cliente que diz ter se sentido lesado pelo estabelecimento que não tinha os sabores de crepes anunciados em um rodízio. Durante a fiscalização, no entanto, a queixa não se confirmou. O estabelecimento foi orientando a disponibilizar, em local visível aos clientes, os sabores que, eventualmente, venham a acabar. O local foi notificado, ainda, para disponibilizar o CDC e o Livro de Reclamações.

    Já em um hotel no Centro, a reclamação foi referente à sujeira e vazamentos. De acordo com a denúncia, o local apresentava fotos ao fazer a reserva que não condiziam com o que era encontrado nos quartos. A reclamação foi improcedente. Ficais encontraram um local limpo e de acordo com as normas sanitárias, além de o site para as reservas especificar quais às limitações do estabelecimento.

    “Fizemos uma série de ações ao longo da semana e vamos continuar efetuando esse tipo de fiscalização. Elas têm o intuito não só de punir, mas de educar e orientar. Com isso esperamos que os estabelecimentos estejam atentos às normais legais e cumpram com rigor o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor”, destaca Sabrá.

    Clientes que se sentirem lesados e queiram entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor podem contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis. Há,  também o site www.petropolis.rj.gov.br/procon; o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

    Últimas