Procon descarta quase 250 kg de comida imprópria para consumo em Teresópolis
O Procon-RJ realizou uma operação de fiscalização em mercados e restaurantes na cidade de Teresópolis na última terça (15) e quarta-feira (16). A ação ocorreu nos bairros de Guapimirim, Várzea Teresópolis e Alto Teresópolis, resultando no descarte de aproximadamente 247 kg de alimentos considerados impróprios para consumo, como produtos com data de validade vencida, sem especificação sobre manipulação e validade, ou armazenados de forma inadequada. Dos nove estabelecimentos fiscalizados, quatro foram autuados.
Entre os alimentos descartados, os fiscais encontraram carnes bovinas e suínas, linguiças, frios e pizzas em condições inadequadas, como ambientes sujos, mal armazenados ou sem especificação clara de manipulação e data de validade.
Além das irregularidades nos alimentos, foram identificados problemas estruturais nos estabelecimentos, como a ausência do livro de reclamações do Procon, portas quebradas em câmaras frigoríficas e pisos danificados nas áreas de armazenamento.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, ressaltou que alimentos fora da validade representam um risco à saúde e à vida dos consumidores.
“O Código de Defesa do Consumidor prevê a proteção contra riscos associados à comercialização de produtos perigosos ou nocivos. Essas operações são fundamentais para combater irregularidades que afetam diretamente a saúde dos consumidores, como observado em alguns dos estabelecimentos fiscalizados, que estavam vendendo produtos impróprios para consumo”, afirmou Coelho.