Procon autua supermercado no Bingen por venda de produtos impróprios para consumo
Uma operação realizada nesta terça-feira (08) pelo Procon Petrópolis flagrou 17,206 Kg de alimentos e 11 litros de leite impróprios para o consumo sendo vendidos em um supermercado do Bingen. A maioria dos produtos estava com a data da validade vencida ou, sequer, apresentava identificação sobre o período de vencimento. O estabelecimento foi atuado pela irregularidade, além de ter tido os produtos descartados pela equipe do órgão de defesa do consumidor.
Leia também: Oi lidera ranking de reclamações no Procon em 2018
O Procon também determinou a remarcação de 150Kg de carnes que haviam sido fracionadas pelo supermercado. Ocorre que quando grandes cortes – que têm validade de 30 dias – são retirados da embalagem original, o período de vencimento muda para cinco dias. No caso encontrado, as carnes haviam sido cortadas ainda na terça-feira e, por isso, foi estabelecido a nova marcação com a validade de cinco dias.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual baseia às ações do órgão, considera impróprios produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.
Entre os produtos descartados por conta da validade estão bisnagas de fabricação própria e os 11 litros de leites – sendo eles sem lactose e desnatados. No caso de produtos sem a marcação da data de validade havia embalagem com coração de alcatra, além de cogumelos e azeitonas de variados tipos sem etiqueta de validade.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.
Leia também: Supermercado esclarece sobre autuações do Procon