Problemas em manilhas deixam moradores sem ônibus
A falta de manutenção e o surgimento de crateras – muitas delas resultantes de rompimento de manilhas – nas ruas de alguns bairros está deixando moradores a pé. Nessa terça-feira (20) os coletivos que atendem o Duques, a Rua Vassouras (Quitandinha) e Siméria não estavam indo até o ponto final por causa de obras na rede pluvial nas pista. No Gulf, a situação é ainda pior: por causa de um buraco logo no começo da Rua João Macedo, o ônibus ficou por dois dias impossibilitado de subir. O problema foi resolvido no fim da tarde, mas, até as 19h, os coletivos ainda não tinham voltado a circular.
Na Rua Vassouras, no Quitandinha, moradores que utilizam as linhas 466, 437, 465 e 469, da empresa Petro Ita, precisam caminhar por três a quatro ruas para chegar até o ponto de ônibus mais próximo. Para quem mora no Duques, a situação é ainda pior: as linhas 404 e 412 estão fazendo ponto final no pórtico do Quitandinha. De acordo com a Secretaria de Obras, o local estaria passando por uma manutenção na rede de águas pluviais e, por isso, o trânsito precisou ser impedido.
No Siméria, as linhas 407, 438 e 446 estavam parando na Estrada Presidente Sodré durante toda a terça-feira. Funcionários da Águas do Imperador trabalharam durante todo o dia para fazer o reparo de um vazamento de água na Rua Manoel Francisco de Paula, impossibilitando a passagem de ônibus e caminhões. “Está uma situação muito ruim. Tem gente que está dando a volta e pegando o ônibus lá no Vital Brasil para não ter que descer metade do bairro. Eu precisei sair, mas evitei voltar com bolsas pesadas porque ia ser difícil de subir”, disse a moradora Cláudia Nascimento.
A Águas do Imperador informou que o reparo do vazamento na Rua Manoel Francisco de Paula, no Siméria, estava previsto para ser concluído até o fim da tarde de ontem, e a rua, liberada.
De acordo com a Secretaria de Obras, as localidades do Gulf e Quitandinha passaram por obras de manutenção na rede pluvial e, por isso, as ruas João Macedo e Vassouras ficaram fechadas. Outras localidades também passaram por obras – as ruas Henrique Noel, no Centenário e Luiz Winter, no Duarte da Silveira também receberam manutenção. O trabalho foi executado para normalizar o transporte público nestes locais – apenas no Duarte da Silveira a liberação da pista para veículos pesados está prevista para ser feita hoje.
Sobre as linhas que ônibus que foram prejudicadas devido aos trabalhos, foi informado que no Gulf, a linha prejudicada foi a 442 (Petro Ita). Na Henrique Noel, o problema atrapalhou a circulação da linha 123 (Cidade Real). Na Rua Vassouras, as linhas 404, 466-1 e 412-1 (Petro Ita) não conseguiam cumprir o itinerário correto. Todas elas foram liberadas no fim da tarde de ontem. No caso da Luiz Winter, a linhas 110 e 111 (Cidade Real) anteciparam a parada para o antigo ponto final na Duarte da Silveira. O reparo foi o maior dos quatro pontos e será finalizado nesta quarta-feira.