• Problema crônico: móveis, entulho e lixo tomam conta da Rua Spartaco Banal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/01/2019 09:19

    O despejo irregular de lixo e entulho nas ruas e bairros da cidade continua sendo um problema recorrente. Na Rua Spartaco Banal, na Estrada da Saudade, os moradores estão tendo que conviver com acúmulo de lixo, armários, restos de obras, ferro velho e até sofás em frente às suas casas. Segundo os moradores, o problema já acontece há cerca de três meses, gera mau cheiro e proliferação de ratos.

    Morador do local, o mecânico Cláudio de Lima, de 43 anos, relata que antes o local possuía uma caçamba de lixo para os moradores, que foi retirada pela prefeitura. Segundo ele, as pessoas continuam despejando tanto lixo quanto entulho no local. “Já enfrentamos esse problema há uns dois ou três meses, e já estamos cansados. Já liguei para a Comdep e para o Disque-Entulho recentemente, mas ainda não vieram. O problema é que, se eles não pretendiam catar o lixo aqui, por que tiraram a caçamba que ficava ali? Agora estamos correndo perigo, porque nessa época de chuvas e altas temperaturas, o mau cheiro fica ainda pior, e atrapalha o nosso dia a dia dentro de nossas próprias casas. Queremos providências”, lamenta o morador.

    A prefeitura informou em nota que o setor de obras da Comdep está fazendo a reforma da coletora, com reparos tanto na base de concreto quanto na cesta feita de chapa de metal. Segundo a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), a remoção de entulho foi feita na semana passada. Uma nova ação de limpeza da região será realizada.  

    A Comdep reforçou que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800. As denúncias podem ser feitas através do telefone da Fiscalização (24) 2246-9042, ou pelo da própria Companhia (24) 2292-9500.

    A prefeitura informa também que, quem tiver dificuldades em fazer o descarte correto do entulho levando-o até o aterro, deve ligar para o Disque-Entulho, que faz a coleta e a remoção gratuita de até 20 sacos de 25 kg. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2243-7822.

    Últimas