Prmeiro mês
Chegando quase ao fim do primeiro mês da nova governança municipal algumas coisas muito interessantes podem ser notadas. O novo governo começou querendo demonstrar que chegou a todo vapor. A imprensa em geral está sendo bombardeada diariamente com um grande número de releases com informações sobre ações nas mais diversas áreas.
Concordo que ainda é prematura toda e qualquer avaliação que se possa fazer, a propósito disto, e vou aguardar os primeiros 100 dias de governo, pois, por enquanto o quadro não é dos mais claros e transparece ( e não quero fazer aqui um juízo de valor injusto e prematuro) uma falta de planejamento. Estão querendo fazer tudo de uma forma a marcar uma posição diferente da gestão anterior, onde a pressa poderá se tornar inimiga e oportunista de surpresas. Uma vez escutei uma frase que dizia: " O diabo não é o diabo porque é o diabo, o diabo é o diabo porque é velho". O governo anterior era o diabo em matéria de maturidade governamental, mas pecava na gestão, com centralizações e bílis em excesso aos adversários. Esta nova gestão ao atirar para todos os lados com gatilho sensível, expõe algumas incertezas e por óbvio quer mostrar que a mudança chegou, mas o convencimento destas mudanças só o tempo trará.
Este novo grupo está em busca, e diga-se de passagem, por oportuno, de forma correta, de uma coerência de maturidade de gestão. Este é o caminho, disto não tenho dúvidas. Não há perfeição mas acredito que este grupo possa chegar lá. Teremos que conter nossa ansiedade e dar tempo ao tempo; a poeira da vitória e fumaça dos primeiros dias de governo turvam a ótica, normal e natural que isto aconteça, mas a estrada está completamente aberta à frente e é só dirigir com tranquilidade.
Acredito, até prova em contrário, que este governo quererá fazer uma governança decente, marcante; se conseguirá, o tempo se encarregará de nos mostrar. Ainda não quero citar nomes, mas alguns destaques na equipe de secretários já se fazem notar, o que é positivo, em contraponto à gestão anterior. Algumas ações são bastante positivas e caem no agrado da população.
Particularmente, gosto do que estou vendo, e posso dizer que não estou surpreso, porque sempre afirmei (após a vitória) que só havia uma alternativa ao novo prefeito "acertar ou acertar" e a demonstração disto está sendo a disposição de vontade da equipe, tirante alguns pequenos equívocos pontuais de alguns secretários que não chegam a interferir no todo: temos um primeiro mês cujo balanço é totalmente favorável, com uma ressalva importante, o tiro no pé, dado pela não concessão do aumento do funcionalismo.