• Prioridade ou não prioridade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/02/2017 12:00

    Infelizmente não temos tempo para tudo, nem conseguimos fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Mas, na maioria das vezes, temos que finalizar atividades com o mesmo prazo final ou data de término. E se tentarmos executá-las ao mesmo tempo, algumas vão ser penalizadas, seja pela exatidão ou pelo cuidado oferecido. Então é necessário definir qual é a prioritária sobre qual. De forma geral, no nosso dia-a-dia, estamos fazendo e sofrendo com e por isso. Priorizando o que fazer. Algumas análises já não são mais realizadas, pois se tornaram hábito e normais.

    E sempre acertamos nas prioridades? Na maioria das vezes sim. Algumas vezes falhamos e só quando vemos o resultado é que verificamos o erro de decisão. E o que fazer para diminuir as chances de errar na definição das prioridades?

    É importante se fazer algumas perguntas diariamente: tenho verificado que algumas decisões de prioridades são ignoradas e eu nem percebo que a deixo de lado? Nesses casos, algo não acontece corretamente pela prioridade ignorada e não percebo que isso aconteceu?

    Esses casos geralmente acontecem por completo desconhecimento nosso de uma situação que nos é apresentada. E por não a conhecermos, a ignoramos e nem conseguimos avaliar depois o que perdemos. Não temos dúvida, pois o desconhecimento sobre o assunto é enorme. Brinco com meus clientes: nesse caso não é dúvida que você teve. É “dívida”.

    E isso ocorre frequentemente nas empresas, em especial nas pequenas. Caso você trabalhe por conta própria ou possua uma empresa pequena, provavelmente não possui uma estrutura onde cada área tem um profissional que domina a atividade. Você tem que jogar nas onze. E, provavelmente, você iniciou seu negócio por que você é bom na produção da alma do seu negócio. Também é bem provável que você não tenha experiência de administração que o permita gerenciar seu negócio de forma completamente eficaz.

    Mas, como você se acha conhecedor profundo de seu negócio, nem percebe que desconhece técnicas importantíssimas para o gerenciamento de seu negócio: a famosa administração gerencial e estratégica da sua galinha de ovos de ouro. Você tem certeza que isso é importante. Só não conhece. E quando aparece a oportunidade de ter alguém para ajuda-lo e ensiná-lo, você não percebe a importância disso e não dá prioridade nenhuma. Coloca na frente como prioridade qualquer outra coisa, sem perceber que essa qualquer outra coisa não vai influenciar em seu negócio e poderá, facilmente, ocorrer em paralelo com a organização de sua empresa. Mas, como desconhece o que está sendo oferecido, rapidamente descarta.

    Minha sugestão: abra seu coração. Ouça ou procure conhecer melhor o que você desconhece. Principalmente se é uma coisa que você sabe que pode te ajudar, mas desconhece detalhes. Na maioria das vezes a gente não tem a mínima ideia de quem está no nosso lado: o que faz, o que conhece e de onde veio. Então não deixe de conversar, assuntar e se permitir a ouvir sugestões que surjam. Muito melhor dizer não do que não dizer nada e ficar imaginando o resto da vida o que teria acontecido se tivesse avançado. 

    mairom.duarte@csalgueiro.com.br.

    Últimas