• Principal área de lazer da cidade, Parque de Itaipava é criticado por falta de manutenção

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/10/2019 14:44

    Uma das maiores áreas de lazer da cidade, o Parque de Exposições de Itaipava, está precisando de mais cuidados. É o que relatam turistas e visitantes que diariamente passeiam pelo local. Com parquinhos, quadras de esportes, academia da terceira idade e da Saúde, ciclovia, banheiros, biblioteca e área de exposições, além de uma extensa área verde, o parque recebe milhares de pessoas mensalmente e é também palco de grandes eventos da cidade. 

    Leia também: Programa Limpa Rio é retomado pelo Estado: Região Serrana é a primeira a ser beneficiada

    No último fim de semana, o espaço recebeu centenas de pessoas devido as comemorações pelo Dia das Crianças. Ontem, o sol também atraiu visitantes e turistas para o parque. “É uma pena que falte manutenção. Tem brinquedo enferrujado e alguns estão em péssimo estado, se não cuidar, o parquinho das crianças vai acabar”, disse a professora Lucimara Moroz, de 38 anos. 

    Ela levou os três filhos – os gêmeos, de seis anos e a menina, de oito – para aproveitarem o feriado no parque, mas lamentou a falta de cuidados do poder público com o espaço. “Se não cuidam dos buracos na rua que dirá do parque das crianças, não é?!”, brincou a professora.

    Uma família de Niterói também aproveitou o feriado para visitar Petrópolis e ir pela primeira vez ao Parque de Itaipava. Eles chegaram à cidade na sexta-feira e, ontem pela manhã, foram até o local para conhecer. “Quando a chega logo percebe que precisa de mais cuidados. É uma pena porque é um lugar grande e que as pessoas gostariam de conhecer”, comentou a técnica de enfermagem Roberta Quintão, de 41 anos.

    Ela, o marido, os dois filhos e a mãe decidiram passar o dia no parque, mas a falta de opções dentro da área fizeram com que a família mudasse os planos. “Disseram que alugavam bicicletas e as crianças queriam andar. Mas hoje (ontem) o aluguel não estava funcionando. Vamos dar uma volta e ir embora conhecer outros locais da cidade”, disse Sônia Quintão, de 68 anos.

    Em nota, a Coordenadoria de Comunicação Social informou que a Comdep promove manutenção constante em todos os parquinhos infantis do município, com reparos de brinquedos, alambrados, pinturas, entre outros pontos, e fará uma vistoria no local ainda hoje, para verificar as situações relatadas pelos visitantes e promover os reparos necessários.

    Sobre a pista de skate, a nota informa que a obra de construção continua avançando e está na fase de instalação dos obstáculos que serão usados pelos skatistas. A previsão é que a obra seja finalizada ainda este mês. 

    Pista de skate está quase pronta

    O Parque de Itaipava também vai receber em breve uma pista de skate. As obras começaram há cerca de dois meses e estão bem avançadas. A construção é a primeira da cidade para a modalidade “street”, que simula um ambiente urbano comum, na qual os atletas saltam e fazem manobras em rampas, muretas, bancos e corrimões. O equipamento terá nove obstáculos de concreto e ferro, além de bancos e um projeto paisagístico. A obra é executada por meio de um convênio com o Ministério dos Esportes no valor R$ 247 mil. 

    O equipamento fica ao lado de onde será construída a pista de Pump Track, um circuito com rampas arredondadas, paredes em curvas, que podem proporcionar pequenos saltos. Essa segunda pista será construído com asfalto e poderá ser usada não apenas por ciclistas, mas também por praticantes de patins, skate e patinete. 

    Esta nova construção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o atleta petropolitano campeão mundial de mountain bike cross-country, Henrique Avancini, com a Red Bull, patrocinadora do atleta e com a LanceTracks, empresa especializada em construções deste tipo.

    Últimas