• Primeiros dias da primavera em Petrópolis serão de sol e baixa possibilidade de chuva

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Estação, no entanto, deve ter os índices de precipitação dentro ou próximos da média histórica prevista para o trimestre

    23/set 10:19
    Por Enzo Gabriel | Foto: Redação/Tribuna de Petrópolis

    A primavera teve início neste domingo (22) e deve aumentar as condições de chuva em algumas regiões do país. Contudo, ondas de calor seguem previstas para os próximos meses. Em Petrópolis, nesta primeira semana da estação, o clima vai contar com temperaturas beirando os 30ºC e baixa possibilidade de precipitação, segundo o site Climatempo.

    Para esta segunda-feira (23), a mínima é de 17ºC e a máxima de 28ºC, com sol acompanhado de algumas nuvens ao longo do dia. À noite, a nebulosidade diminui e o céu fica limpo.

    Os termômetros devem marcar temperaturas semelhantes na terça (24) e na quarta-feira (25). As condições de ambos os dias serão parecidas com esta segunda, havendo predominância de sol, com poucas nuvens e momentos de céu claro.

    A quinta-feira (26) terá mínima de 18º e máxima de 28ºC, também com sol ao longo de todo o dia, baixa nebulosidade e tempo seco.

    Já a sexta (27) apresenta uma mudança nas condições. A previsão indica muitas nuvens, com períodos de céu nublado e possibilidade de chuva, principalmente no período da noite. Os termômetros variam entre 17ºC e 28ºC.

    No fim de semana, deve haver uma mudança brusca de temperatura no município, com a máxima ficando abaixo de 20ºC.

    Sobre a estação

    A primavera marca a transição entre o período seco do inverno e as chuvas do verão na região central do Brasil. É conhecida por tempestades rápidas, chuvas intensas, ventos fortes e granizo. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), nesta estação ocorre a convergência de umidade da Amazônia e o aumento gradual das temperaturas.

    Apesar do calor, as chuvas devem ficar dentro ou próximas da média histórica para os próximos meses. As temperaturas, no entanto, estarão acima do normal, e as condições meteorológicas favorecem incêndios florestais.

    Últimas