• Primeiro posto do Detran exclusivo para PCD no Brasil é inaugurado no Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/05/2021 13:24
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta sexta-feira (14) foi inaugurado, no Centro do Rio, o primeiro posto do Brasil voltado, de forma exclusiva, para o atendimento a pessoas com deficiência.
    O espaço, localizado na Avenida Francisco Bicalho, passou por uma reforma e foi todo adaptado para receber este público. Na unidade, que se chamará Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, serão oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

    Na unidade, também serão realizadas as aulas práticas de direção para o público PCD do programa Cidadania sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran-RJ. Um carro adaptado para pessoas com deficiência ficará no posto para uso do programa, que desde sua criação já formou mais de 2 mil motoristas. Foram destinadas duas vagas exclusivas para as aulas de baliza. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran terá sala especial para atender o público PCD interessado na primeira habilitação.

    Já os usuários com deficiência auditiva poderão contar com a presença permanente de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que ficará todos os dias no posto e será responsável por ajudar na comunicação entre os funcionários e os usuários, garantindo o acesso às informações e aos serviços.

    Em pontos estratégicos da unidade foram instalados pisos táteis para facilitar a locomoção dos usuários, além de rampas nos locais por onde vão passar os cadeirantes. Todas as vagas de estacionamento receberam sinalização especial de exclusividade para pessoas com deficiência, e há um ponto de desembarque planejado para facilitar a chegada de carros ao posto. Desse local, o usuário poderá seguir pelo piso tátil até a sala onde haverá três postos de atendimento para cada serviço. Se for fazer vistoria de veículos, haverá duas linhas exclusivas posicionadas para facilitar o acesso.

    A cabine onde os usuários serão atendidos foi adaptada para permitir que eles entrem em cadeiras de rodas e se instalem sem problemas. O acesso dos usuários à unidade será pela rua Idalina Senra, na lateral do posto.

    No local haverá também uma equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que será responsável pelo atendimento às pessoas com deficiência. Entre os serviços ofertados, estarão o acompanhamento psicológico, atendimento jurídico, isenção de taxas para identificação civil e casamento, encaminhamento para órgãos do governo e cursos de capacitação para o trabalho.

    O atendimento no posto Detran Acessível – PCD já pode ser agendado, para os próximos dias, pelo site do Detran ou pelo Teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, das 6h às 21h.

    Uma van disponível para os usuários com deficiência fará o circuito de hora em hora, seguindo da Radial Oeste, próximo às estações de Metrô e de trem de São Cristóvão, até o posto. O primeiro transporte será às 7h30 e o último retornará do posto para a parada na Radial Oeste às 16h30. Haverá intervalo no atendimento das 11h30 até às 12h30.

    Últimas