Primeiro lote de testes rápidos do coronavírus chega nesta quinta-feira a Petrópolis
Está prevista para esta quinta-feira (9) a entrega em Petrópolis do primeiro lote contendo 500 testes rápidos para detectar o Covid-19. No total, foram comprados nessa quarta-feira 4 mil testes. A informação foi confirmada pelo prefeito Bernardo Rossi, que nessa quarta-feira havia anunciado que a Secretaria de Saúde realizava cotações com a expectativa de comprar 1 mil testes. Segundo ele, a compra de uma quantidade maior foi feita pelo município para agilizar os resultados dos exames, uma vez que o estado ainda não entregou os testes prometidos. A disponibilidade de testes é importante para que haja um dimensionamento mais preciso da quantidade de casos em Petrópolis e, em consequência, para a definição de medidas mais precisas de enfrentamento ao coronavírus.
Leia também: Pacientes são obrigados a procurar a Defensoria Pública para conseguir medicamento na prefeitura
Além dos testes rápidos, que são destinados à testagem da população, o município conta com um convênio feito com o Laboratório de Corrêas para a realização de testes nos profissionais da rede de saúde. Antes do convênio e dos testes rápidos, apenas o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), do estado do Rio, estava autorizado a analisar os testes
Atualmente a Anvisa liberou sete testes rápidos para uso e cada um custa em média R$ 160. Os fornecedores são do Estado do Rio de Janeiro, por isso o tempo de entrega é mais rápido. Nessa quarta-feira à noite, a prefeitura confirmou 30 casos de coronavírus na cidade, com 62 pessoas aguardando os resultados no Lacen.
Em relação aos testes que serão enviados pelo estado, a Tribuna questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre o prazo da entrega, mas não obteve resposta. Em nota, a secretaria apenas informou que “comprou 1,2 milhão de kits de testagem rápida em massa de Covid-19. O lote inicial de 700 mil unidades chega nesta semana. A previsão é que o restante chegue ainda em abril. Além dessa compra, outros 200 mil testes rápidos foram doados pela Petrobras e chegarão na próxima quinzena, totalizando 1,4 milhão de testes. Com a compra dos testes rápidos, a secretaria poderá fazer uma avaliação ainda mais precisa da incidência da doença por regiões, contribuindo na elaboração de medidas de enfrentamento ao Covid-19”.
Leia também: Petrópolis tem 36 profissionais da saúde afastados por suspeita de coronavírus