• Saiba quem poderá ser vacinado no primeiro lote da vacina contra o novo Coronavírus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2021 10:38
    Por Janaina do Carmo

    O primeiro lote da vacina contra a covid-19 chegou em Petrópolis, mas, por enquanto a vacinação ainda não é para todos os moradores. Na terça-feira (19), o governo do Estado do Rio de Janeiro enviou 4.905 doses do imunizante CoronaVac que serão destinados para profissionais da saúde que estão na linha de frente do atendimento a doença, idosos que vivem em asilos e pessoas com deficiência que estão institucionalizadas. Esse público-alvo representa apenas 2% da população petropolitana.

    “É importante dizer que neste primeiro momento as vacinas são para esse público específico. A vacinação ainda não está aberta a todos. Precisamos seguir o plano nacional de imunização e aguardar mais lotes da vacina para aí sim podermos imunizar o restante da população”, explicou o secretário de Saúde Aloísio Barbosa, no dia da entrega da vacina. De acordo com a Prefeitura, ainda não há previsão de quando chegam novos lotes vão chegar na cidade.

    A Prefeitura ressalta ainda que a vacinação não está aberta a todos e que neste momento, não é possível ir aos postos de saúde em busca do imunizante. Ainda de acordo com o governo municipal, as doses nesta primeira fase serão aplicadas de forma votante, ou seja, as equipes irão até os locais onde está o público-alvo.

    Enquanto a vacina não chega para todo mundo, o secretário de Saúde alerta para os cuidados que as pessoas ainda precisam ter, uma vez que a pandemia do covid-19 ainda não acabou. “É importante que as pessoas mantenham as recomendações do uso de máscaras, utilização de álcool gel e evitem aglomerações”, disse. A vacina que chegou em Petrópolis é a CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo e a laboratório chinês Sinovac Biotech.

    Últimas