Mais de 7,8 mil imóveis foram visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), entre os dias 06 e 09 de janeiro, durante a realização do primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O levantamento apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito.
Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais, representando 25 focos.
O prefeito Hingo Hammes destacou a importância das ações preventivas. “Foram 7.883 imóveis visitados em poucos dias. Isso demonstra o esforço contínuo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa é uma prioridade. Pedimos que a população continue fazendo sua parte, eliminando criadouros e colaborando com os agentes em suas visitas”, disse.
O secretário de Saúde, Luis Cruzick, reforçou o alerta. “Embora o índice geral tenha sido satisfatório, o Aedes aegypti exige atenção contínua. Estamos intensificando as ações em regiões que apresentaram criadouros e reforçando a orientação à população. O envolvimento de todos é essencial para evitarmos surtos de doenças no município”, destacou.
Leia outras notícias sobre Petrópolis: