• Primeiro fim de semana do verão terá temperaturas altas em Petrópolis, mas há possibilidade de chuva

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Máxima deve atingir os 30ºC neste domingo (24), véspera de Natal

    22/12/2023 11:41
    Por Maria Julia Souza

    De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), o primeiro fim de semana do verão, que teve início às 0h27 desta sexta-feira (22), será de temperaturas altas em Petrópolis, mas com possibilidade de chuva. A máxima deve atingir os 30ºC neste domingo (24), véspera de Natal.

    Para esta sexta-feira (22), as temperaturas variam entre 19ºC e 29ºC, com maior chance de chuva no período da tarde.

    Já neste sábado (23), os termômetros vão variar entre os 20ºC e 29ºC, com mais probabilidade de chuva nos períodos da manhã e da tarde.

    No domingo (24), véspera de Natal, a máxima deve chegar aos 30ºC e a mínima aos 21ºC, com 90% de chance de chuva ao longo do dia.

    Na segunda-feira (25), dia de Natal, os termômetros variam entre 21ºC e 29ºC, também com 90% de chance de chuva.

    Inmet alerta para chuvas intensas

    Nesta sexta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas, válido até às 10h do domingo (24).

    Segundo o aviso, há possibilidade de chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

    Verão deverá ter previsão de calor acima da média

    Segundo relatório climático produzido pelo Inmet, em parceria com o Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é que o verão tenha temperaturas acima da média histórica, após um ano marcado por ondas atípicas.

    Devido ao fenômeno El Niño, que alterna a distribuição da temperatura da água no Oceano Pacífico, as alterações no clima devem ser mais intensas. No Brasil, os efeitos do El Niño podem se prolongar por toda a estação, que termina em 20 de março de 2024.

    Últimas