• Primeiro fim de semana da 29ª Bauernfest atrai 150 mil pessoas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/06/2018 10:30

    O primeiro fim de semana da 29ª Bauernfest movimentou a cidade com a vinda de mais de 450 ônibus e vans de turismo no sábado e domingo (23 e 24), superando a expectativa prevista para todos os 10 dias de festa. Desde sexta-feira, o entorno do Palácio de Cristal e demais pontos da festa estiveram lotados: foram mais de 150 mil visitantes.

    Além do Palácio de Cristal e da Rua Alfredo Pachá, a Praça da Liberdade, o Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) e o Clube Petropolitano também fizeram sucesso com uma programação variada. O movimento se espalhou por todo o Centro, como na Rua Teresa, na Rua 16 de Março, e também nos pontos turísticos. O Museu Casa de Santos Dumont, por exemplo, recebeu 1.896 mil visitantes entre sábado e domingo.

    Uma das novidades este ano, a entrada das cervejas artesanais ao coração do evento – Palácio de Cristal – realmente fez sucesso. No primeiro fim de semana, só a barraca das artesanais e o Biergarten venderam mais de 15 mil litros de chope. Até o fim do evento, juntando todas as barracas dos espaços da festa, a expectativa é de que sejam consumidos mais de 130 mil litros de cerveja, incluindo o chope Império, bebida oficial da festa..


    Mais de 40 atrações culturais

    Mais de 40 atrações culturais movimentaram os seis palcos oficiais da 29ª Bauernfest nos primeiros dias. Neste primeiro fim de semana, os destaques ficaram por conta dos concursos de melhor cuca e chope a metro, das bandas e grupos de dança folclórica e, claro, o desfile no domingo pela manhã. 

    No sábado, o concurso de melhor cuca foi o destaque da programação no período da tarde. Sete candidatas concorriam à melhor receita alemã e, no final, a cuca da cozinheira Patrícia de Souza, com recheio de banana com farofa, foi a vencedora. Ela ganhou um jantar para duas pessoas no restaurante Bordeaux. “É uma receita da minha avó. Sempre a via preparando e aprendi com ela. Já tinha participado no ano passado, mas não ganhei. Então para esse ano mudei o modo de preparo e consegui vencer. É muito legal esse tipo de concurso, sempre participo”, disse ela, lembrando que a delícia foi preparada no forno a lenha, como antigamente.

    À noite, o sucesso ficou por conta dos concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, que aconteceram tanto no sábado, quanto no domingo, sempre às 20h. Os concursos acontecem todos os dias até o fim do evento. A primeira vencedora do concurso de chapéu foi a aposentada Vera Silva, de 88 anos. “Tenho esse chapéu há 10 anos e participo sempre da festa”, disse.

    No domingo, o desfile pela manhã encantou o público, que acompanhou todo o percurso e depois muitos aproveitaram para almoçar no Palácio e curtir o restante da programação. “A festa está maravilhosa. Vale a pena vir. É muito boa. Gostei de tudo, do desfile, do Palácio de Cristal. Foi muito bom”, disse a funcionária pública Maria de Fátima, moradora do Rio.

    Durante o fim de semana, a festa também contou com a presença da 2ª Princesa da Oktoberfest, de Blumenau, Daniele Kirsten, que participou, inclusive, do desfile folclórico. Para o secretário de turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, o intercâmbio entre as cidades é fundamental. “Viemos no ano passado e estou voltando este ano porque a gente acredita na Bauernfest. A cidade está rigorosamente no caminho mais do que certo”, frisa.

    A 29ª Bauernfest vai até dia 1º de julho no Palácio de Cristal e arredores. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site oficial do evento pelo endereço www.bauernfestpetropolis.com.br.    

    Últimas