Primeiro dia de castração atendeu 200 animais; ação segue até sábado no Bingen

13/jul 10:10
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

No primeiro dia de castração gratuita de cães e gatos promovidos pela Prefeitura de Petrópolis, 200 animais passaram pelo procedimento – 70 felinos e 130 caninos. A ação aconteceu na segunda-feira (12), no Bingen e segue até o fim de semana. Ao todo 1.200 cães e gatos, previamente cadastrados, serão castrados.

Estão sendo atendidos animais que pertencem a moradores das localidades como Bairro Castrioto, Dias de Oliveira, Duarte da Silveira, Manoel Torres, Capela entre outras. “Essa castração feita pela prefeitura vai nos ajudar muito. Das cinco cadelas que temos em casa, só uma é castrada. Uma delas teve 11 filhotes. Conseguimos que oito fossem adotados, mas três fêmeas acabaram ficando. Consegui trazer a mãe e as três filhotes para a castração hoje, graças a Deus”, conta a costureira Andrea Alves da Silva.

Os trabalhos são organizados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Vigilância em Saúde, que é responsável pela vacinação animal e já vinha mapeando a necessidade das castrações. “As equipes dos postos de Saúde fizeram o cadastro prévio dos animais e orientaram os responsáveis sobre os cuidados necessários para o procedimento”, explicou o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que a realização do trabalho é feita em parceria com a Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea).

A castração é feita por uma empresa terceirizada, que faz as cirurgias dentro de um castramóvel que ficará instalado até sábado (17) na Escola Municipal Santa Maria Goretti, no Capela. Para serem castrados, os cães e gatos foram inscritos nas unidades de saúde da família da região e as entidades protetoras da causa animal tiveram um percentual de cirurgias garantidas, por meio da Cobea.

Últimas