• Primeira semana de Bauern não deve contar com tradicionais atrações germânicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Festa acontece entre 12 e 28 de agosto, após semanas de debates entre setores envolvidos

    04/05/2022 12:47
    Por João Vitor Brum

    Depois de semanas de impasse entre poder público, empresários e representantes do segmento germânico, a Bauernfest deste ano tem data definida. A festa, que não acontece presencialmente desde 2019, deve acontecer entre os dias 12 e 28 de agosto, mas deve contar com programação cultural apenas a partir da segunda semana, já que os grupos folclóricos precisam de mais tempo para organizar uma festa à altura das anteriores.

    Marcos Carneiro, presidente da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis, explica que a data só foi definida com a condição de que o segmento germânico realize as tradicionais atividades culturais a partir da segunda semana da festa.

    “Foi difícil suportar a pressão, pois eram duas dezenas de empresários e políticos contra cinco representantes da cultura germânica. Demos nossa data limite para poder organizar a festa, que é 19 de agosto, mas puxaram para o dia 12. Portanto, a primeira semana não será cultural. No fim das contas, todos deram uma parcela de sacrifício para chegar a um consenso. Entre o bom e o ótimo, ficamos com o possível”, destacou Marcos, dizendo, ainda, que os grupos germânicos que conseguirem se organizar para realizar ensaios ou apresentações na primeira semana poderão participar dos primeiros dias de festa.

    “O poder público e empresários conseguiram mais uma semana para vender cerveja e nós teremos duas semanas culturais, como sempre foi a Bauernfest. Se algum grupo conseguir fazer algum tipo de atividade antes do dia 19, ótimo, mas não podemos nos comprometer dessa forma. Lamentamos muito por isso, pois o prefeito deu sua palavra e voltou atrás, mas daremos nosso melhor”, concluiu Marcos.

    Em redes sociais, guias de turismo que preferiram não ser identificados reclamaram das constantes mudanças e alegaram que “irão ficar receosos de montar grupos, já que a data pode mudar mais uma vez”.

    Um outro profissional reclamou em um grupo de mensagens do setor da “falta de diálogo entre o poder público e quem trabalha na ponta”, o que “prejudica o trabalho de quem traz os visitantes”.

    Data da festa mudou três vezes

    Em menos de duas semanas, três datas diferentes foram divulgadas para a Bauern, principal evento do calendário petropolitano. No primeiro momento, uma divulgação não oficial da Prefeitura feita em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) indicava a realização do evento entre 23 de junho e 10 de julho, honrando a tradição de realizar a festa em torno do Dia do Colono Alemão, comemorado em 29 de junho.

    Porém, poucos dias depois, após pressão do segmento germânico e também dos empresários, preocupados com a falta de estrutura da cidade a menos de dois meses para a data inicial, começou a ser ventilada a possibilidade de realizar a festa entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro, o que chegou a ser anunciado em redes sociais de grupos folclóricos e agências de turismo.

    A data foi descartada, entre outros motivos, por coincidir com o Rock in Rio, que acontece na capital fluminense de 2 a 11 de setembro. Por fim, após reunião com representantes de todos os setores, foi definido que a festa será realizada entre 12 e 28 de agosto. Mesmo assim, a decisão não agradou todos os setores.

    Últimas