• Primeira Oficina de Planejamento do Caminho da Mata Atlântica acontece na próxima semana em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    No próximo dia 30 de abril, das 18h às 20h30, o Auá Hostel, situado no Bonfim, Corrêas, promoverá a primeira oficina de planejamento de traçado do Caminho da Mata Atlântica (CMA) em Petrópolis. A trilha possui seu extremo norte no Parque Estadual do Desengano, na Cachoeira do Mocotó, em Campos dos Goytacazes (RJ), e seu extremo sul no Parque Nacional de Aparados da Serra, no Cânion do Itaimbezinho, em Cambará do Sul (RS).

    O Caminho da Mata Atlântica é um projeto abrangente que busca unir ecossistemas, comunidades e experiências naturais ao longo de 4.500 quilômetros de trilhas. Esta rota, que atravessa 132 municípios, cinco estados e duas macrorregiões, representa um compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável.

    “Nesta primeira oficina na cidade de Petrópolis, o foco estará no traçado local do CMA. Profissionais ligados ao turismo, gestores ambientais, produtores locais e demais interessados são convidados a participar e contribuir para a definição coletiva das próximas etapas para a implementação deste trecho da maior trilha de longo curso da Mata Atlântica”, explica Pedro Zeno, guia de ecoturismo e fundador da operadora Mais Trilhas RJ.

    Recentemente, Julieta Santamaria, uma argentina de 25 anos, foi a primeira a tentar percorrer a trilha, adicionando ainda mais visibilidade ao projeto. Esta semana, Julieta se prepara para dar continuidade à sua jornada, rumo a São Paulo.

    Foto: Arquivo Pessoal/Julieta Santamaria

    Leia também: Argentina de 25 anos é a primeira a tentar percorrer maior trilha contínua em implementação no Brasil; Caminho da Mata Atlântica inclui município de Petrópolis | Tribuna de Petrópolis

    A oficina de planejamento de traçado do Caminho da Mata Atlântica é promovido pelo Instituto Caminho da Mata Atlântica em colaboração com voluntários e conta com o apoio da WWF-Brasil. Após as discussões, os participantes terão a oportunidade de desfrutar do Cine Muriqui, uma atividade cultural promovida pelos parceiros do Auá Hostel, que incluirá a exibição do curta “A Vida Secreta de Elliot”. As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento de formulário on-line.

    O Caminho da Mata Atlântica já é uma realidade em diversas partes do país, com mais de 900 quilômetros de trilhas sinalizadas e um expressivo engajamento comunitário. Em Petrópolis, dois ramais já estão estabelecidos, mas há espaço para expansão. O objetivo é consolidar a trilha como um grande corredor florestal por toda Serra do Mar e parte da Serra Geral. Com a participação dos interessados, será possível definir novos rumos e fortalecer os vínculos entre ecoturismo, turismo de base comunitária e conservação ambiental.

    Foto: Divulgação

    O Auá Hostel está localizado na Estrada do Bonfim, nº 3048 – Corrêas. Mais informações: @auahostel.

    Últimas