Primeira comandante mulher do Corpo de Bombeiros toma posse em Petrópolis

30/jun 15:10
Por Janaina do Carmo

A primeira comandante mulher do Corpo de Bombeiros de Petrópolis tomou posse na manhã desta quarta-feira (30) durante solenidade restrita, devido à pandemia da covid-19, na sede da corporação. A tenente-coronel Elisangela Francisca de Matos entrou no lugar do tenente-coronel Luiz Diogo, que estava no comando do grupamento desde outubro de 2020.

Além de ser a primeira mulher a comandar o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, também é a primeira vez que a tenente-coronel Elisangela chega ao posto de comando. “Missão dada é missão cumprida e vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado aqui”, disse a nova comandante, que entrou nos bombeiros em 2001.

A tenente-coronel tem 41 anos e diz que desde pequena tinha o sonho de ser bombeira. “Assim que soube das inscrições eu não perdi tempo. A minha turma foi a primeira a ter combatentes mulheres. Hoje já temos alguns quarteis com mulheres comandantes, mas aqui na Região Serrana é a primeira vez”, citou.

A jornada até assumir o comando em Petrópolis foi longa. Elisangela passou pela Escola de Cadetes, pelo Quartel Central no Rio de Janeiro, pelo quartel em Copacabana, no CBA da Barra até que foi convidada a comandar o 15ºGBM. “A farda é igual para todos, homens e mulheres e essa missão irei cumprir com orgulho”, ressaltou.

A solenidade também contou com a troca de outros comandos da região. O tenente-coronel BM Flávio Manaces assume o cargo de Chefe do Estado-Maior do CBA II – Serrana e o coronel BM Gileno Alves de Lima assume o comando do CBA II- Serrana, no lugar do coronel Ramon Camilo.

A Cerimônia aconteceu na manhã desta quarta (30), na sede da corporação
Foto: Janaina do Carmo

“Estou deixando um legado para o coronel Gileno. Nesse período em que estive a frente do CBA pude realizar alguns projetos e estruturar melhor o comando”, disse o coronel Ramon Camilo. Entre as ações está a instalação de salas de crises em todas as unidades da região, a realização de operações de combate a incêndio e a reorganização do sistema de combate. “Também vou continuar com a reforma do local onde a viatura história de 1946 fica exposta. Ela já foi recuperada e agora ficará aqui no 15ºGBM”, anunciou o coronel Ramon Camilo.

O novo comandante do CBA II – Serrana coronel Gileno Alves de Lima, também agradeceu o trabalho e o legado deixado pelo coronel Ramon Camilo. Ele também destacou a posse da tenente-coronel Elisangela. “Quando eu entrei nos bombeiros não tinha um quadro formado por mulheres e hoje temos algumas nos comandos dos quarteis. Homens e mulheres tem capacidade para vestirem essa farda e realizarem seu trabalho”, enfatizou.

Já o tenente-coronel Luiz Diogo deixou o cargo para ingressar no Curso Superior de Bombeiros Militar. O curso tem duração de seis a sete meses e é uma progressão de carreira dentro do Corpo de Bombeiros.

Também houve mudanças nos grupamentos dos municípios vizinhos na solenidade desta quarta. Quem assumiu o comando do 6º GBM – Nova Friburgo foi o tenente-coronel BM Claudomiro da Silva de Oliveira. E em Teresópolis, quem assumiu o comando do 16º GBM foi o tenente-coronel BM Luciano de Oliveira Araujo.

Últimas