• Primeira chuva mais forte revela que Petrópolis tem muito a superar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2022 03:30

    A chuva de ontem – que começou domingo no final da noite – é a primeira mais forte desde março, o segundo episódio de enchente e de tragédia este ano na cidade. E deu para a gente perceber que todos nós ainda estamos longe de superar o trauma (e nem estamos falando nas providências preventivas e que ainda são muitas a serem executadas).  Não teve, graças a Deus, problemas maiores nem inundações, nem quedas de barreiras, mas a constância da chuva e o aumento de água nos leitos dos rios nos fez tremer. Muita gente desmarcou compromisso e quem não pode fazer isso teve de ir trabalhar, mas de coração apertado por si próprio e pelos seus.  A gente vai precisar de ajuda, muita ajuda para superar esse trauma. Todos nós.

    Sanção moita

    A gente divulgou aqui ontem que o Código de Posturas está desatualizado desde 2005.  Isso baseado na última divulgação da Câmara de Vereadores, de junho de 2021, em que a comissão de revisão ainda trabalhava no texto. Mas, ooooops! Ele foi aprovado pela Câmara, sancionado e publicado no Diário Oficial em 15 de dezembro. Porém, nem vereadores e nem prefeitura fizeram alarde e acabou o assunto passando batido. E tem explicação: foi no período em que a justiça determinou a posse de Rubens Bomtempo em substituição ao interino Hingo Hammes. Foi um vuco-vuco tão vucuvucado que ninguém divulgou a aprovação do Código. E estranhamente, estamos há quase 10 meses sob essa nova legislação sem saber o que mudou e como as novas regras estão sendo fiscalizadas e se com o novo código a cidade melhorou neste quesito.

    Aqui, Alexandre Felizola, delegado da Câmara Italiana na Região Serrana e Cristina Mizzan, do grupo de italianos também da região, posam com Massimiliano Iacchini o novo cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro. O encontro, neste fim de semana, foi no evento ‘Vullaggio Nostro’, que faz parte do projeto ‘True Italian Taste’, realizado no Rio pela Câmara Italiana de Comércio e Indústria.

    Tudo em casa

    O nome que o Conselho de Administração da Comdep ungiu em assembleia para ser o novo presidente da empresa é o de Cedenyr Guaracy Vieira, conforme você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna. Mas, o assunto não é desconhecido para ele. Em mandatos anteriores de Bomtempo ele ocupou vários cargos na própria Comdep, desde tesoureiro a diretor financeiro, posto que também exercia na companhia até então. Tinha gente de olho compriiiido no cargo, mas ficou tudo em casa mesmo.

    Motivo

    Falando nisso, lógico que ninguém do governo vai assumir essa fala, mas pesou na decisão de Léo França, suplente de vereador, assumir a vaga do titular para que Ronaldo Ramos deixe o Palácio Amarelo para ser secretário de Obras, a multa de R$ 50 milhões por uso de área de proteção ambiental, a Fazendinha, como bota-fora da enchente.  Mesmo porque com maioria na Câmara, Bomtempo nem tinha problemas nas votações que justificasse a troca do vereador e, consequentemente, a de líder do governo.

    O povo não perdoa

    O secretário de Administração, Ramon Mello, foi às redes sociais neste fim de semana avisar que tinha sido vítima de golpistas digitais que usavam seu perfil para pedir dinheiro. Ah, mas pra quê! Um monte de servidor foi lá nas redes de Ramon cobrar recomposição salarial, índice (pelo menos a divulgação dele) que o prefeito Bomtempo prometeu que seria em agosto.

    Outro agosto

    Falando nisso, a piadinha que nos corredores da prefeitura é que quando Bomtempo disse que o índice de recomposição seria divulgado em agosto era ‘a gosto de Deus’. Pessoal que entendeu errado. Ô gente, ruim!

    Anuário do Museu Imperial

    Um evento acadêmico marca, amanhã, às 19h, no salão nobre da Universidade Católica de Petrópolis, o lançamento do “Anuário do Museu Imperial-nova fase, volume 2”, da edição 2021. O evento contará com a palestra “Governo misto e liberdade política no projeto de constituição monárquica de Frei Sampaio”, realizada pelos professores Daniel Machado e Tiago Cicilio, autores de um dos textos do Anuário.  

    Gente, essa é a galera de Cascatinha que fez, por conta própria, um campeonato de demonstração de pipas lá na quadra do bairro! Olha, foi bacana demais de ver não apenas a diversão, mas a organização do evento.  A foto é do Alex Sandro Costa, o Nem.

    Oi, sumido!

    Longe de os Partisans estimularem a visita, mas não pudemos deixar de reparar: Marcelo Freixo, candidato ao governo do Estado, veio à cidade na época das chuvas e falou poucas e boas da atuação da gestão estadual de Castro, que é seu adversário. Agora na campanha nenhuma mensagem a Petrópolis, nenhuma vinda à cidade para anunciar compromissos com o município, só agenda política mesmo.

    Petrópolis como cenário

    Longe de a gente se meter na vida de nossas autoridades, mas sabe o que ajudaria muito Petrópolis a recuperar a imagem depois das enchentes? Ter uma novela gravada aqui. Entre filmes e folhetins na tevê são mais de 30 produções que ajudaram muito a alavancar a cidade. Quem sabe alguém poderia fazer um lobby por uma nova novela aqui?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas