• Primeira audiência pública para debater proposta de formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Reunião é dedicada ao distrito da Posse e ocorre de modo virtual

    08/set 15:06
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/PMP

    O Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD) vai iniciar, nesta terça-feira (09), o ciclo de audiências públicas para debater com a população a proposta de formalização dos bairros de Petrópolis. A primeira reunião irá ouvir os moradores do distrito da Posse. O encontro acontece de modo virtual, a partir de 18h. Para participar, basta acessar a videochamada pelos links disponibilizados no site da Prefeitura.

    “Esse momento é muito importante por abrir espaço para a participação de todos. Primeiramente, foi feito um estudo, uma análise técnica para fazer a delimitação dos bairros. E agora é hora da população apresentar as sugestões, apontar o que pode ser aprimorado na proposta. A formalização dos bairros é fundamental para a construção de políticas públicas ainda mais eficientes, ou seja, cada morador tem uma chance valiosa de ajudar a construir bairros e uma cidade cada vez melhor”, apontou o prefeito Hingo Hammes.

    A formalização dos bairros é uma questão que se arrasta há mais de uma década. Em junho deste ano, o CRPD aprovou uma proposta que oficializa bairros em 44 localidades. Depois disso, foi aberta uma consulta pública no site da Prefeitura que permite que qualquer pessoa consulte os mapas e apresente sugestões. O ciclo de audiências públicas, que começa nesta terça, faz parte desta consulta pública.

    Após a primeira reunião sobre o distrito da Posse, serão realizados novos encontros virtuais para debater a delimitação dos bairros em cada distrito: Pedro do Rio (16/09), Itaipava (23/09), Cascatinha (30/09) e Petrópolis (07/10), sempre às 18h. Os links das videochamadas estão disponíveis no site da Prefeitura.

    “Essa proposta levou em consideração diversos aspectos e dados, sobretudo as áreas usadas pelo IBGE para realização do Censo de 2022. Mas quem mais conhece é quem vive em cada localidade. Então é fundamental ouvir o que a população tem a dizer. A formalização dos bairros é positiva para o planejamento da cidade, mas também gera impacto direto para a população, por exemplo, com a criação de novos CEPs na cidade, que pode facilitar a entrega de correspondências e produtos”, explicou o secretário de Planejamento e coordenador do CRPD, Fred Procópio.

    As 44 localidades mapeadas são: Alto da Serra, Araras, Bingen, Bonfim, Brejal, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Caxambu, Centro, Coronel Veiga, Corrêas, Córrego Grande, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Independência, Ingelheim, Itaipava, Itamarati, Manga Larga, Meio da Serra, Morin, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Provisória, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Ribeirão Grande, Rio Bonito, Roseiral, Samambaia, Santa Rosa, São Sebastião, Secretário, Siméria, Taquaril, Vale das Videiras, Vale do Cuiabá e Valparaíso.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas