• Primavera dos Museus: Casa de Santos Dumont terá meia entrada a partir desta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Atividades acontecem em museus da cidade até domingo

    25/set 19:06
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/PMP

    A Primavera dos Museus está repleta de atrações em Petrópolis, que neste fim de semana, terá meia entrada para moradores da cidade, na Casa de Santos Dumont. A atividade faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Além da casa do Pai da Aviação, o Centro de Cultura Raul de Leoni também conta com programação especial.

    “A gente tem aproveitado esse período para mostrar os espaços culturais da nossa cidade e o quanto a nossa cultura é rica. Principalmente, para aproximar os moradores desses locais. Temos o Centro de Cultura com biblioteca, sala de cinema, teatro, salas de exposição e também a Casa de Santos Dumont. É importante que o petropolitano se aproprie desses espaços”, disse o prefeito Hingo Hammes.

    O Museu Casa de Santos Dumont, que já recebeu uma roda de conversa com estudantes do curso de História, mediada pelo professor Bruno Tamancoldi, sobre o universo de Alberto Santos Dumont, agora abrirá as portas nesta sexta-feira (26), com meia entrada para os moradores da cidade. Até domingo (28) a visitação funcionará com o desconto.

    Já o Centro de Cultura Raul de Leoni recebe até domingo a Mostra Fotográfica “Grito de Alerta”. Idealizada pelo Instituto Caminho da Roça, a Mostra apresenta obras de fotógrafos da região de Secretário. A visitação acontece das 9h às 17h.

    Na sexta-feira, entre 18h e 21h, tem mesa redonda sobre “Os impactos das mudanças climáticas sobre a memória cultural”. A Sala de Cinema Humberto Mauro receberá a roda de conversa, com mediação de Janice Caetano, do Instituto Caminho da Roça. O evento propõe uma reflexão urgente sobre como os fenômenos climáticos extremos vêm afetando não apenas o meio ambiente, mas também o patrimônio cultural e as tradições da região de Petrópolis. A conversa abordará de que maneira essas mudanças impactam diretamente a preservação de acervos, a manutenção de saberes tradicionais e a própria identidade cultural da cidade.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas