PRF coíbe contrabando de cigarros na Baixada e três são presos
Um carregamento com mais de 1,3 milhão de cigarros contrabandeados foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma blitz na Rodovia Washington Luiz (BR-040), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na terça-feira (26). Três homens foram presos, suspeitos de contrabando, entre eles o motorista do caminhão e uma dupla que estava num outro carro que fazia o 'batedor'.
Os policiais faziam a blitz na altura do pedágio, em Xerém, quando suspeitaram de um carro preto e um caminhão baú que vinham juntos. Ao perceberem a fiscalização, os veículos se distanciaram um do outro, aumentando a desconfiança dos policiais, que resolveram abordá-los. Quando revistaram o caminhão, foram encontrados milhares de maços de cigarros contrabandeados do Paraguai.
No total, havia 1 milhão e 380 mil maços de cigarros no baú do caminhão, distribuídos em centenas de caixas. A carga está avaliada em cerca de R$ 4 milhões. No carro abordado havia dois homens, de 30 e 31 anos, os quais confessaram que levariam o caminhão até um posto de combustíveis na avenida Brasil, na Zona Norte do Rio. Eles faziam o 'batedor', vindo na frente para avisar ao motorista do caminhão sobre possíveis fiscalizações policiais no caminho. O condutor do caminhão, de 31 anos, disse ter pego a carga em Uberaba, Minas Gerais, e que receberia R$ 2 mil pelo transporte. Ele já havia sido preso anteriormente, em São Paulo, também por contrabando de cigarros.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, em Nova Iguaçu.