• Previsão de pancadas de chuva até o fim de semana faz Inpe emitir alerta para a região

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/02/2018 13:50

    A penúltima semana de fevereiro deve ter muita umidade e risco de pancadas de chuva forte principalmente nos períodos da tarde e noite. A previsão é de tanta instabilidade que o Instituto Nacional de Meteorologia e o Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (CPTEC/Inpe) emitiram avisos especiais para alertar os órgãos de defesa civil da região. 

    Segundo os principais institutos de meteorologia do país, são esperados mais de 100 milímetros até o fim de semana, quantidade que pode variar de acordo com o dia e ocorrer de forma irregular, em intervalos de tempo diferentes, o que pode representar um risco. Nesta segunda (19), o primeiro aviso foi emitido, e a expectativa é de que novos alertas sejam divulgados na semana. 

    Os temporais tendem a acontecer devido ao reforço da umidade e elevação da temperatura. A chuva está previsa para áreas da região serrana de forma distribuída, e pode ser acompanhada de rajadas de vento e raios, com ocasional queda de granizo. Tudo nas condições típicas do verão, só que com intensidade um pouco maior, conforme divulgado pelo Inmet. Até quinta-feira a expectativa é que chova quase 80 milímetros, e o restante pode precipitar até o fim de semana. 

    A temperatura se comporta de forma regular ao longo da semana.  A máxima sobe e marca em média entre 28 e 35 graus, sendo a mais alta na região dos distritos, onde geralmente faz mais calor. Por conta disso, a Defesa Civil de Petrópolis trabalha de prontidão, com mais de 60 homens prontos para atuar em caso de chuvas fortes e possíveis ocorrências. 

    Em caso de emergência, rachaduras em imóveis, instabilidades nas construções ou terrenos, queda de árvores, galhos ou qualquer coisa que ameasse a segurança dos residentes, a recomendação é ligar para o órgão pelo telefone 199. A ligação e o serviço são totalmente gratuitos. 

    Últimas