
Prevenção: Petrópolis e Japão firmam parceria do projeto de barreiras Sabo
Petrópolis vai receber o projeto piloto no Brasil de controle de movimento de massa – chamado de barreiras Sabo – por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), os governos Federal e Estadual e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Nessa segunda-feira (26), integrantes da comitiva do Japão, técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Governo do Estado vistoriaram duas áreas – Morin e Vale dos Esquilos – que podem receber o projeto.
O projeto das barreiras Sabo, com foco na construção de cidades resilientes, também foi apresentado nesta terça (27) pelo Comitê de Cooperação Conjunta durante reunião na sede da Prefeitura, que contou com a presença do prefeito Hingo Hammes e do vice-prefeito Baninho.
“Estamos felizes que Petrópolis está interessada nas estruturas Sabo e também na prevenção da cidade como um todo”, disse o conselheiro-chefe do Projeto Sabo, Takasue Hayashi.
O projeto começou a ser implantado nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, que receberão, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento, as obras estruturais. Petrópolis vai receber o projeto executivo para uma das áreas escolhidas.
“Os técnicos da Defesa Civil de Petrópolis seguiram todos os protocolos e identificaram os talvegues suscetíveis a fluxo de detritos e que podem receber a barreira Sabo. Agora, estamos na fase três do projeto e continuaremos avançando para entregar o projeto executivo e quem sabe, os recursos para a execução da obra”, explicou o coordenador MIDR, Frederico Seabra.
Outras cidades do Brasil – Blumenau (SC), São Sebastião (SP) e Caraguatatuba (SP) – também vão receber os projetos.
“A inclusão de Petrópolis aconteceu após a nossa visita a Secretaria Nacional de Defesa Civil, no início do ano. O projeto Sabo é importante para a nossa cidade e com a integração com o governo federal e o estado conseguimos incluir Petrópolis. Nossas equipes avançaram nos estudos, tivemos a visita técnica nos locais escolhidos e agora vamos avançar para os próximos passos do projeto”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Confira também sobre Petrópolis e região: