• Presidentes da ACEP e do CMEC falam sobre o papel do empreendedorismo em Petrópolis no ‘Tribuna Cast’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/ago 17:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Bianca Vieira/Tribuna de Petrópolis

    O Tribuna Cast dessa quarta-feira (06) recebeu Paulo Reis, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), e Evany Noel, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC). O programa, comandado pelo locutor Claudio Florio, abordou as ações desenvolvidas pelas instituições para fortalecer o ambiente de negócios em Petrópolis.

    Durante o bate-papo, Paulo Reis destacou a trajetória da ACEP, que remonta à antiga Liga do Comércio, fundada em 1917. 

    “A associação teve sua origem na Liga do Comércio. Depois virou a Associação Comercial Industrial e Rural de Petrópolis, e mais recentemente passamos a chamá-la de ACEP, a partir da orientação da Confederação do Comércio”, explicou.

    Segundo ele, a missão da ACEP é clara: dar suporte a todos os empresários da cidade, independentemente do porte ou setor. “Nosso objetivo maior é dar suporte não só ao comércio, mas também ao prestador de serviço, à indústria. Trabalhamos pelo desenvolvimento econômico baseado em políticas públicas da cidade, e não em políticas partidárias.”

    Paulo reforçou que a ACEP atua em parceria com grandes e pequenos empresários, sempre com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico. 

    “A associação é empresarial. Temos desde microempreendedores até empresas como o Banco do Brasil e o Sicredi entre os associados. O foco é fomentar a economia da cidade como um todo.”

    Entre os maiores desafios apontados pelo presidente da ACEP estão a qualificação da mão de obra e a necessidade de modernização. 

    “Temos muitas vagas e pouca gente capacitada. A associação, em conjunto com o poder público e instituições como Sebrae e Senac, trabalha para divulgar vagas e oferecer capacitação. Também desenvolvemos um projeto chamado ‘Cidades Inteligentes’, que discute o futuro da cidade em termos de inovação e tecnologia.”

    Protagonismo feminino 

    Vinculado à ACEP, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura foi implantado em Petrópolis no início de 2025, com fortalecimento da atuação feminina nos negócios, por meio de capacitações, mentorias, workshops e trocas de experiências. 

    “Trabalhamos de forma integrada, apoiando a mulher não apenas profissionalmente, mas também no desenvolvimento pessoal e social. Queremos que as empreendedoras se sintam seguras para crescer nos negócios e conciliar seus múltiplos papéis”, disse Evany.

    A partir de uma abordagem que une desenvolvimento pessoal, capacitação e networking, o CMEC tem promovido oficinas, rodas de conversa e palestras. Entre as atividades já realizadas estão os encontros “Mulheres em Rede” e oficinas voltadas para comunicação assertiva e atitudes que geram resultados.

    “Nosso foco é acolher e orientar as mulheres, ajudando a empreendedora a se sentir segura, preparada e integrada a uma rede de apoio. Queremos estimular esse protagonismo feminino”, completou a presidente.

    O Tribuna Cast é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas