• Presidente da ONG AnimaVida fala sobre o trabalho desempenhado na causa animal no ‘Podcast Tribuna’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/fev 17:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Bianca Vieira/Tribuna de Petrópolis

    Nessa quarta-feira (19), o Podcast Tribuna, comandado pelo locutor Cláudio Florio, recebeu a presidente da ONG AnimaVida, Ana Cristina Ribeiro, que falou sobre o Dia Mundial do Gato, celebrado na última segunda-feira (17), e o trabalho que vem desempenhando ao longo desses anos na causa animal em Petrópolis.

    Mas afinal, você sabe por que o dia 17 de fevereiro foi a data escolhida para comemorar o Dia Mundial do Gato? Na verdade, existem diversas datas para celebrar os felinos ao longo do ano. Essa, em específico, foi instituída na década de 30, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, na Itália. Nesse período, diferentes ONGs ao redor do mundo se juntaram e estabeleceram a marca de 17 de fevereiro.

    Com isso, o dia passou a ter como foco a proteção do pet, além de incentivar debates e políticas contra o abandono animal. O instituto de Medicina Veterinária do Coletivo aponta que existem cerca de 10 milhões de gatos que vivem em situação de abandono no Brasil, evidenciando como o tema é urgente para o nosso país.

    Ana Cristina acredita que a data pode ajudar a promover a adoção responsável dos gatos. 

    “Os gatos têm uma personalidade totalmente diferente dos cachorros, eles são mais sensíveis, independentes e também carinhosos. A data vem para nos mostrar todo esse lado, que às vezes é até esquecido, e mostrar que os gatos também podem ser grandes companheiros”, diz a presidente da ONG.

    No entanto, os tutores desses animais devem manter cuidados básicos no dia a dia. Segundo a especialista, é importante a vermifugação periódica, vacinação na data certa e uma boa alimentação. Vale lembrar que o gato é um animal carnívoro, que depende muito da proteína animal, além da importância de beber água, já que muitos felinos possuem uma tendência a ter problemas urinários.

    Ana Cristina é presidente da ONG AnimaVida, criada em 2003, que tem como foco principal o resgate da relação entre o homem e o animal. 

    “A AnimaVida surgiu como uma dissidência de duas outras ONGs que atuavam na cidade. A ideia começou a ser implementada no Colégio Liceu Cordolino Ambrósio, em que pude perceber que para melhorar a situação do animal em Petrópolis, antes era preciso mudar o pensamento das pessoas, e a educação me ajudou a achar esse caminho, onde consegui conscientizar esses alunos e formalizar o que a ONG AnimaVida é hoje”, relata a ativista.

    Dados sobre os pets no Brasil e no mundo

    Segundo a rede de pesquisa Ecology Global Network, estima-se que haja entre 600 milhões a 1 bilhão de gatos no mundo. Essa faixa inclui animais de estimação, vira-latas e gatos selvagens em todos os continentes, exceto na Antártida.

    Já no Brasil, uma pesquisa da Abinpet e do Instituto Pet Brasil, estima que o país é o terceiro maior do mundo quando o assunto é a população pet, atrás somente de EUA (1º) e China (2º). São, atualmente, mais de 160 milhões de animais de estimação no país, de acordo com dados de 2023.

    Os cães lideram o ranking, com 62 milhões. Em seguida, aparecem as aves, com 42 milhões, e os gatos, com 30 milhões. Atualmente, de acordo com dados do IBGE, há estatisticamente 1,8 animal de estimação por residência no Brasil. Com isso, não é exagero dizer que eles fazem parte das famílias brasileiras, e requerem muita atenção e cuidado no dia a dia.

    Quem é Ana Cristina Ribeiro

    Ana Cristina é uma dedicada ativista ambiental e defensora dos direitos dos animais, com uma carreira marcada por uma forte vocação para o trabalho voluntário e a promoção da sustentabilidade.

    Nascida no Rio de Janeiro, Ana Cristina reside em Petrópolis desde 1993. Formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e com certificação em bem-estar animal, por uma faculdade na Inglaterra, ela fundou a ONG AnimaVida, que visa resgatar a relação entre o homem, o animal e o meio ambiente.

    Ao longo de sua trajetória, desenvolveu projetos inovadores, como o “CINOMOSE, AQUI NÃO” que vacinou mais de 1.500 cães contra a doença em Petrópolis. A especialista também atuou como membro da Comissão responsável pela elaboração do Código Ambiental de Petrópolis e é voluntária do INEA e do ICMBio, em que cuida de filhotes de animais silvestres que perderam a mãe.

    O Podcast Tribuna é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.

    Leia mais notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas