• Presidente chinês se compromete a parar de construir usinas de carvão no exterior

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2021 12:32
    Por Dow Jones Newswires / Estadão

    O presidente chinês Xi Jinping disse na terça-feira que Pequim se compromete a interromper a construção de usinas termelétricas de carvão no exterior, em um compromisso público de redirecionar a enorme indústria de engenharia do país para longe de se tornar uma fonte de poluição global. Pequim tem enfrentado pressão dos Estados Unidos, da União Europeia e de grupos ambientais por ter continuado a financiar e construir usinas termelétricas a carvão em muitos países em desenvolvimento, mesmo tendo dito que reduziria as emissões de gases de efeito estufa em seu próprio território.

    O carvão é fundamental para a matriz energética da China, que é o maior produtor e consumidor mundial do recurso.

    A China não forneceu financiamento ou investimentos em nenhum projeto de carvão no primeiro semestre de 2021 sob a iniciativa de infraestrutura de Cinturão e Rota (Belt and Road</i) de Xi, de acordo com um estudo publicado na semana passada pelo Instituto Internacional de Finanças Verdes, sediado em Pequim.

    Mais da metade dos US$ 160 bilhões em usinas movidas a carvão, que a China havia anunciado como parte do Belt and Road desde 2014, foi cancelada ou arquivada, outro estudo do instituto apurou em junho.

    Os governos da Coreia do Sul e Japão fizeram promessas semelhantes de parar de construir usinas movidas a carvão em países em desenvolvimento, assim como vários grandes bancos comerciais e as principais instituições multilaterais dominadas pelos EUA.

    Últimas